Sessenta e cinco Missionários Diocesano estiveram reunidos nos dias 04 e 05 de março, no Instituto Piamarta, em União da Vitória, para um Retiro Espiritual.
Além do objetivo de fortalecer os missionários na vida de fé, o Retiro teve também o intuito de os preparar para as Missões Diocesanas que retomam neste ano. A primeira Missão será acolhida pela Paróquia São Carlos Borromeu, de Paula Freitas, dos dias 27 a 30 de abril. “Que este dia seja para vocês um voltar da sua vida em Cristo, para que daqui alguns dias possam levar com alegria o Evangelho às famílias que visitarem”, animou Dom Walter Jorge, bispo diocesano, que celebrou a missa de abertura.
O Retiro foi conduzido pelo Padre Emerson da Silva Lipinsk, Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida-Xingu, e presidente da Comissão Regional dos Presbíteros no Paraná. “Se Deus te chama, ele não chama para nada, chama a uma missão, assim como fez com Moisés, na passagem de Êxodo 3, que lembramos”, ilustrava o padre. “Como estamos gastando nosso tempo? Com o que estamos abastecendo nosso tempo? ”, questionava ele.
Histórias e Parábolas também foram usadas para animar e ajudar os missionários a saberem da importância de sua missão.
“Certa vez, um cachorro passeava distraidamente pelo caminho perto da floresta, quando viu uma lebre passar rapidamente de uma moita para outra. Sentiu seu cheiro, arrepiou-se todinho e saiu correndo à procura de sua caça. E foi aquela correria. Ao ouvir os latidos, os cachorros da redondeza também levantaram a orelhas, aguçaram o faro e começaram a procurar a presa. E saía cachorro de todo quintal, na maior barulheira. Todos curiosos à procura do motivo de tamanho alvoroço. E entravam pela mata, passavam córregos, saltavam pelas moitas… Até que alguns começaram a desistir. Afinal, para que tanto esforço e tanta correria?, pensaram. Mas o cachorro que viu a lebre continuou implacável sua perseguição. Ele sentiu o cheiro, viu a caça, sentiu o efeito de sua presença. Sabia que era real e não um fruto de sua imaginação”, encerrou o conto o pregador.
“Nessa história aprendemos que somente quem sentiu o efeito de presença de Jesus; só quem percebeu seu perfume é que persevera. Esse é o cachorro que viu a lebre. Os demais vão no agito do barulho. Mas só aquele que tem a clareza de seus objetivos, continua perseverante, sem desanimar”, comentou ele.
Uma das participantes do encontro Emilayne Moreira, parabenizou a formação recebida. “O pregador trabalhou perfeitamente os eixos do tema central proposto para nosso Retiro: ‘Com os olhos abertos, o coração ardente, e os pés a caminho’. Através de brincadeiras e história soube repassar a nós que é preciso sentir Jesus para que o coração arda e a vontade de anunciar seja maior que tudo”, falou ela à Comunicação da Diocese.
Áudio do Pe. Emerson, assessor do COMIDI
Acompanhando todo o andamento da Formação, padre Emerson de Toledo, assessor do COMID na Diocese, comentou sua visão do encontro.
“O Retiro foi muito renovador para nossa Equipe Missionária. Pela fala do pregador, Deus falou de forma muito profunda a cada um, reforçando o que Papa nos pede – uma Igreja em Saída. Voltamos para casa renovados e animados para começarmos as Missões em Paula Freitas, no mês de abril”, comentou o assessor.
Informações e fotos: Comunicação do COMIDI
OUTRAS IMAGENS