Junto com Dom Walter Jorge, bispo da Diocese de União da Vitória, e bispo referencial da Comissão Regional de Presbíteros, do Regional Sul 2 da CNBB, 19 padres representando cada Diocese do Paraná estiveram na Diocese de União da Vitória pela primeira vez, como membros da Comissão Regional dos Presbíteros do Paraná.
A Comissão, que tem ainda como presidente regional o padre Emerson da Silva Lipinski, tem a missão de ajudar as Dioceses no trabalho da Pastoral Presbiteral que se desenvolve em cada uma das Igrejas Particulares (Dioceses) do Estado. Formada por um padre de cada Diocese, que representa todo o clero de sua respectiva diocese, a Comissão reúne-se ao menos três vezes ao ano para desenvolver conteúdos e estabelecer novas e atualizadas estratégias de ação para que o exercício do ‘ser padre’ possa se fazer da melhor forma possível nos tempos e desafios atuais.
Da Diocese de União da Vitória, o representante dos presbíteros é o padre Sidnei José Reitz, pároco da Catedral. Segundo ele, foi um momento marcante e único acolher padres de todo o Paraná. “Para nós esse feito é inédito, aja vista que é a primeira vez que isso aconteceu em toda a nossa história. A honra e a alegria foram tantas que também os leigos acolheram corresponsavelmente o encontro providenciando refeições e hospedagem para os 20 participantes da reunião”, disse agradecido, padre Sidnei.
Nos dias 20 e 21 de março, a Comissão teve sua reunião na cidade de São Mateus do Sul, encerrando as atividades na sede da Diocese, em União da Vitória, no dia 22 de março.
Os assuntos abordados nesses dias foram: o suicídio, a fim de que se identifiquem causas e se tracem estratégias para que se evitar tais casos; a Pastoral Presbiteral, necessária em todas as dioceses como elemento animador da fraternidade entre os padres; a Coleta Solidária feita pelos padres do Paraná todos anos na Quarta-Feira Santa em prol dos padres da Diocese de Bafatá, na Guiné Bissau (África), sendo um dos poucos recursos que aqueles padres têm para terem comida durante o ano; e o Ano Vocacional. Com estatísticas mostrando um envelhecimento do clero e uma diminuição das vocações, vê-se a necessidade de que cada padre seja um promotor vocacional.
Além do espaço de reunião, os padres também celebraram juntos a Eucaristia, presidida por Dom Walter Jorge, sendo a primeira na Matriz Perpétuo Socorro, no segundo dia na Matriz São Mateus, em São Mateus do Sul, encerrando na igreja Catedral, no dia 22 de março.
O tema vocacional foi um dos assuntos falados por Dom Walter Jorge nas celebrações. “É uma alegria acolher em nossa Diocese os representantes dos mais de 1.900 padres de todo o Paraná. Estamos aqui para dizer que é muito bom ser padre. Pai e mãe – Se Deus chamar em sua família, estimule seus filhos. Padres, sejamos nós testemunhas também para o mundo de que vale a pena ser de Jesus, assim animaremos outros a seguirem esta vocação”, dizia Dom Walter Jorge.
Na sede da Diocese no último dia, os padres puderam também visitar alguns pontos turísticos das cidades de União da Vitória e Porto União – SC. Ainda foram lembrados e incentivados que participem do Torneio Regional de Presbíteros no mês de maio, em São José dos Pinhais, um dos grandes acontecimentos de fraternidade entre os padres do Paraná.
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR
IMAGENS DAS CELEBRAÇÕES