Para comemorar a história da Paróquia N. Sra.de Fátima, em União da Vitória, uma festividade foi programada, de 15 a 18 de fevereiro, data do Jubileu de Ouro, que teve a Celebração transmitida ao vivo. (Reveja Aqui).
Um Tríduo deu início às comemorações no dia 15, com a missa, às 19h, presidida pelo padre Abel Zastawny, pároco da Paróquia São Judas Tadeu. A celebração esteve a cargo da Catequese, coordenada por Miraci dos Santos.
No dia 16, a celebração foi com o padre Aquiles Berton, vigário na Catedral, e concelebrada pelos padres Valmor J. de Deus, da Paróquia N. Sra. das Vitórias de Porto União, pelo padre Fábio Costa Farias, da Paróquia São Pedro e São Paulo, também de Porto União e pelo padre José Chipanski, colaborador na Paróquia de Fátima. Este 2º dia foi organizado pelos MECE’s: Araci da Silva, Miraci dos Santos, Neli Werle, Paulo Scheffer e Vera Sonálio.
Neli Werle é viúva de Pedro Werle, que por anos foi tesoureiro na Matriz, junto com Miraci dos Santos, Arno Schreiner, Ernani da Silva, Rogério de Lima e outros. Neli e Pedro atuaram também na antiga APHELM – Associação de Promoção Humana e Evangelização Padre Ladislau Maibuk, idealizada pelo falecido padre Estevão Hubert.
Na sexta-feira, 17, padre Iomar Otto, que assim como o padre Abel e o padre Aquiles, atuou na paróquia anos atrás, presidiu a Missa. Padre Iomar foi ordenado nesta Matriz, em 14 de fevereiro de 1987. Nesta noite, a celebração esteve a cargo do Apostolado, contando ainda com a presença do Vereador Alex Anastácio, que apresentou na Câmara uma Moção de Aplausos pelo Jubileu.
No sábado, 18, data do Jubileu, a Missa foi presidida por Dom Walter Jorge Pinto, bispo diocesano. Padre Mário Glaab, atual pároco, e padre Alisson Marlon, do Seminário Diocesano, concelebraram a Liturgia. Ainda, além do Diácono Permanente Ulysses Sebben e seminaristas, neste dia, fiéis que ajudaram na construção da Paróquia, e as novas gerações dessas famílias estiveram na Cerimônia.
Um símbolo dos 50 anos foi trazido em procissão por filhos de Germano Klein, que por anos foi Coordenador na Paróquia. Também estavam na Celebração, o senhor Demétrio Mitzko, antigo MECE e construtor do salão paroquial, e outras pessoas que fizeram parte da história da Comunidade, que deu seus primeiros passos em fins de 1960, com a Instalação e Tomada de Posse do primeiro padre, Ladislau Maibuk, em 18 de fevereiro de 1973. (Mais detalhes da história-CLICK AQUI).
Um jantar por adesão, no sábado, coroou as festividades, contando com o empenho do CEP, coordenado por João Venâncio, que junto com outras lideranças de Movimentos e Pastorais, se doam intensamente pela Paróquia.
Informações:
Marcos Roberto Leão
Conselheiro no CEP da Paróquia
GALERIA DE FOTOS