Entender que a Família é um projeto de Deus, muda tudo na vida de um casal. Assim disse Dom Ricardo Hoepers, bispo da Diocese de Rio Grande (RS), em um dos momentos da Palestra da Aula Inaugural do Seminário Diocesano, a qual foi convidado a ministrar no dia 09 de fevereiro, na Capela do Seminário Diocesano.
Para os presentes no evento, Dom Ricardo recordava da crise de identidade que vive a Família no tempo presente. “Está acontecendo uma crise na célula mais importante da sociedade, que é a família. Faltam referências morais, faltam valores. Por isso, o Papa Francisco escreveu a importante Exortação Apostólica Amoris Laetia, – Sobre o Amor na Família. E também na Cristus Vivit, ao incentivar os jovens ao matrimônio, o Papa escreve que que o Casamento não é algo ultrapassado. ‘Jovens quero encorajar vocês a optar pelo matrimônio; o matrimônio não é algo fora da moda, uma curtição, mas é amor de verdade; sejam corajosos, revolucionários contra a cultura do provisório’”, mencionava Dom Ricardo.
ASSISTA A PALESTRA- CLICK AQUI
O Palestrante também falou da importância de se valorizar os bons momentos da Família, celebrando datas, acontecimentos, como forma de promover, incentivar e mostrar o valor da família. “Precisamos celebrar juntos em famílias acontecimentos que valorizem a vida familiar, assim com a data do casamento, mostrando aos filhos que tal acontecimento foi lindo”, incentivava ele.
Segundo o bispo, a mídia a quem tanto as pessoas se pautam para ver a realidade, não mostra o lado bom da família, pois é mais lucrativo promover a desgraça.
Ao final da palestra, os participantes puderam participar com perguntas a Dom Ricardo, algumas delas direcionadas ao trabalho com famílias nas Paróquias. Dom Ricardo falou dos muitos subsídios, materiais e novas metodologias que a Igreja vem usando para acompanhar os casais desde o namoro, com encontros personalizados, no tempo de noivado até a Celebração do Casamento e também o Pós Matrimônio, envolvendo os casais na vida da Igreja. Outro importante trabalho está sendo feito com os casais de segunda união, acompanhando-os e os inserindo na caminhada da Igreja.
Além de diversas liderança da Igreja na Diocese, muitos casais da Pastoral Familiar estiverem no evento, partilhando suas experiências e colhendo novas informações para o trabalho com as Famílias na Diocese. “Promover a Família é promover a vida. Quero que vocês saiam daqui hoje, com esses três verbos para pôr em prática: Defender, Promover e Cuidar da Vida. Cada pessoa deve zelar pela sua vida e pela vida do outro”, exortou o bispo, referencial na CNBB da Comissão para a Vida e a Família.
Postagem: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR
OUTRAS IMAGENS