Foram dez dias de Missão desde o dia 28 de dezembro a 06 de janeiro, em que jovens carismáticos das 18 dioceses do Paraná se deslocaram até o litoral Paranaense para anunciar o amor de Deus. Formações, arrastões de evangelização na praia, missas diárias, oração, adoração, procissão luminosa pelo calçadão, pregações para os banhistas e muito contato com moradores e veraneios no Litoral, marcaram e animaram a edição 2022/2023.
“O objetivo da missão é anunciar o amor de Deus a todos e propagar o batismo no Espírito Santo, levando as pessoas a uma experiência com o Senhor em um momento de lazer”, disse Cristiane Ferraz, uma das participantes.
Da Diocese de União da Vitória estiveram as seguintes pessoas: da cidade de Antonio Olinto: Luiz Izaudo Volochen e Cristian Majolo Boniatti (seminarista); de São Mateus do Sul: Marciana Olivia Drobinheski, Cláudia dos Santos Chaves e Samuel Guimarães; da cidade de Rebouças: Paola Rocio Andrade Cavalheiro, Maurício dos Santos Júnior e Gustavo Henrique Santana (seminarista); de Rio Azul: Claudinei Messias dos Santos; de General Carneiro e Camila: Cristina Ramos.
Para o seminarista Cristian, participante pela primeira vez da Missão lhe agradou muito ver a organização do evento e perceber a necessidade dele naquele ambiente, e mesmo em alguns momentos de canso físico, sentia a satisfação interior por ser um missionário junto aos demais. “É uma missão muito bem pensada, gerida, bem feita e muito conveniente. Eu que pensava que nossa presença em algum ambiente poderia não ser bem aceita, me surpreendeu. É um toque de Deus esta Missão”, disse ele.
O seminarista ainda destacou momentos que marcaram sua primeira experiência, entre elas o contato com moradores de rua. “Sempre passei a virada de ano com minha família, e neste ano, participando da Pastoral de Rua, indo ao encontro de catadores de papelão, pessoas em situação de alcoolismo, ou situação de miséria e encontra-los naquela noite da Virada levando conversa, comida material e espiritual foi muito marcante, assim como o Terço Luminoso pelas ruas vendo o quanto a Oração impactava as pessoas, e a abordagem dos veraneios na praia percebendo a aberturas delas para ouvirem falar de Deus foi muito marcante”, complementou Cristian.
Também outro seminarista que participou pela primeira vez foi Gustavo Santana. Segundo ele, a experiência o fortaleceu na sua relação com Deus e sua vocação. “Ela foi muito enriquecedora. Pude viver o amor de Deus em mim anunciando ele para outras pessoas. Também vocacionalmente isso me fortaleceu e me amadureceu. Sou muito grato a Deus e às pessoas que me convidaram”, externou o jovem.
A Missa de 30 de dezembro foi presidida pelo padre Padre João Francisco Sieklicki, assessor da RCC na Diocese. Também nela estava o seminarista Daniel da Rosa.
Ainda nos dias 11 e 12 de janeiro se deu a Celebração dos 20 anos da Missão Jesus no Litoral, que contou com a presença de Ivone Magnani Pasquali, de São Mateus, secretária da RCC do Paraná que esteve também com sua neta Ana Laura; a senhora Zane Ivankio, da RCC de União da Vitória, e Liliane Santana, a qual fez parte da missão em anos anteriores, coordenando duas das edições.
A missão Jesus no Litoral (JNL) iniciou-se há 20 anos a partir da iniciativa de alguns jovens da Renovação Carismática Católica (RCC) que estavam passando as férias em Matinhos – PR e inspirados por Deus enxergaram naquele espaço um campo de missão. O projeto foi acolhido pelas lideranças da RCC da época, pelas autoridades da cidade e pela Diocese de Paranaguá.
Informações: Camila Ramos e Cristiane Ferraz
Fotos: Ministério da Comunicação Social da RCC
OUTRAS IMAGENS