Está passando pela Diocese de União da Vitória o ícone das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base), que está em peregrinação pelas Dioceses do Brasil, passando também pelas Diocese do Paraná desde agosto de 2022.
Entregue à Diocese de União da Vitória após passar por Guarapuava, o Ícone chegou na igreja Catedral, em União da Vitória no sábado, 07 de janeiro e será repassado para a Paróquia Nossa Senhor do Perpétuo Socorro, em São Mateus do Sul, neste sábado, 14 de janeiro, ficando até o dia 21, quando será levado para a Diocese de São José dos Pinhais.
As Comunidades Eclesiais de Base do Brasil estão em sintonia com essa preparação, vivenciando e celebrando as CEBs Igreja em saída na busca da vida plena para todos e todas a partir de cada realidade. As comunidades do Paraná também estão em sintonia com essa preparação do 15º Intereclesial, que se dará em Rondonópolis (MT), dos dias 18-22 de julho deste ano.
O Intereclesial deste ano tem como tema: “CEBs Igreja em saída na busca da vida plena para todos e todas”, e a iluminação bíblica “Vejam! Eu vou criar novo céu e uma nova terra” (Is 66,17ss).
Nesta peregrinação passa o Ícone símbolo do 15° Intereclesial, a réplica da Catedral Santa Cruz da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, com uma Bíblia, nosso modelo e guia para evangelização, uma Casa, onde se inicia a primeira comunidade e acontece os encontros, os grupos de reflexões, rezas e terços, fazendo memória também dos povos indígenas bororo, que habitam a região, a Cruz, que é força para os cristãos e cristãs não desanimarem na caminhada e Fitas, que representam a diversidade e os continentes.
AS CEBs: (Fonte: Site Regional Sul 2).
Os seguidores de Jesus perseveravam na prática de seus ensinamentos. Organizavam comunidades. Tinham tudo em comum. Os bens eram repartidos. Viviam unidos e alegres. Frequentavam o templo, assistiam aos doentes. Cada um cumpria as tarefas de sua responsabilidade. Eram todos iguais nas diferenças (At 2,42s). Anunciavam a Palavra e davam testemunho com coragem (At 4,31s). Repartiam o pão, celebravam a Eucaristia nas casas. As CEB’s são comunidades cristãs (Redes de Comunidades, um novo jeito de ser Igreja) que têm sua experiência de fé marcada por algumas características:
- Convivência de pessoas que moram perto umas das outras, facilitando o relacionamento e o conhecimento das situações e sonhos de cada um.
- São Igreja e se sustentam na Palavra, na Eucaristia e na Caridade.
- Têm a Palavra de Deus como fonte inspiradora de vida. Bíblia na vida e vida na Bíblia.
- Experiência de vida assumida por leigos e leigas em sintonia com a caminhada da diocese, formando rede de comunidades que decidem e planejam juntas as atividades pastorais e sociais (Cf. DAp, 180).
- Comprometidas com o Projeto de Jesus Cristo: “Defender e promover a Vida”.
- As Comunidades Eclesiais de Base são espaços em que as pessoas experimentam uma nova maneira de se relacionar, de ler a bíblia, de celebrar, de participar da vida social e política.
- Descobrem seu papel social, buscam viver na igualdade e no respeito.
- Formam uma nova consciência de que é juntos que irão construir uma sociedade sem dominação, sem exclusão.
- Lutam por uma sociedade geradora de pessoas novas, livres, dinâmicas e conscientes.
- Despertam tantos ministérios quantos sejam necessários para atender às necessidades pastorais, espirituais e sociais do povo de Deus.
- As CEB’s procuram ser verdadeiras escolas da nova sociedade, em que o poder é coletivo, partilhado e democrático (Cf. DAp, 179)
Vivendo também no espírito das Comunidades Eclesiais Missionárias, como nos motiva a CNBB, acolhamos e rezemos pelos bons êxito das CEBs, para que gerem bons frutos de vida e vida em abundância para todos os filhos e filhas de Deus.
Conheça melhor as CEBs AQUI: