Desde a tarde de sexta-feira, 09 de dezembro, jovens vindos de sete paróquias da Diocese participaram do Retiro Vocacional promovido pelo Seminário Diocesano, de União da Vitória. Os vocacionados vieram da paróquia Catedral, de União da Vitória; da paróquia São Mateus, de São Mateus do Sul; da paróquia Nossa Senhora Aparecida e Czestochowa, de São Mateus do Sul; da paróquia São João Batista, de São João do Triunfo; da paróquia São Joaquim e Sant’Ana, de Paulo Frontin; da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Cruz Machado; e da Paróquia Nossa Senhora das Graças e São José, de General Carneiro.
Com um roteiro intenso, todo programado para ajudar os jovens a pensar sua vocação e a conhecer melhor a vida sacerdotal para assim ter maior discernimento, o Retiro contou com espaços de palestras, oração, celebração, dinâmicas, recreação, além de incluir testemunhos vocacionais de alguns seminaristas e também a fala dos padres que atuam na formação dos novos sacerdotes.
Os vinte e um jovens participantes puderam também ter um momento de conversa individual com os padres da Formação, podendo tirar dúvidas e ter um melhor direcionamento para sua caminhada vocacional. “Destes jovens que vieram alguns deles podem entrar no Seminário, mas precisam discernir, esclarecer melhor essa decisão. Então tivemos conversas particulares com eles, para dar um direcionamento mais adequado aos possíveis vocacionados para o Seminário”, comentou padre Marcelo Rosa, Reitor do Seminário.
O Retiro se encerrou no domingo, 11 de dezembro, ao meio dia, e ainda no mês de janeiro acontece o Estágio Vocacional, apenas para os jovens que estão com a decisão clara de ingressar no Seminário e começar a caminhada seminarística junto com os demais seminaristas, no mês de fevereiro, quando inicia o novo ano formativo e acadêmico no Seminário.
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR