Carregando o mesmo título da Padroeira do Paraná, a Paróquia Nossa Senhora do Rocio, do Bairro Rocio, em União da Vitória, celebrou com júbilo a Festa Litúrgica de sua padroeira, no mês de novembro.
Fiéis e lideranças da Comunidade, juntamente com o padre João Henrique Lunkes, Administrador Paroquial, organizaram uma programação toda especial para este ano. Um novenário da Padroeira envolveu a participação de diversos padres da Diocese e de Dom Walter Jorge, bispo diocesano, que presidiam a Santa Missa e dirigiam a Novena. Também o ex-pároco, do antigo Instituto Servos Missionários do Senhor, padre Frei Antoniel esteve presente celebrando em um dos dias do novenário.
Como feito tradicionalmente, no primeiro dia da Novena foi realizada a troca do Manto de Nossa Senhora, oferecido sempre por uma família da Comunidade que se tornam ‘Padrinhos do Manto’. E ainda no sábado, dia 12, foi realizada a Coroação da Imagem.
O Novenário deste ano teve como Tema Geral a expressão: “Todas as Gerações me chamarão Bem-Aventurada”, trecho do Cântico do Magnificat contido em Lc. 1,48, e a cada dia da Novena era refletido um trecho, um fragmento do Cântico.
Na terça-feira, 15 de novembro, data da Festa Litúrgica de Nossa Senhora do Rocio e também feriado da Proclamação da República, os festejos começaram às 9h com uma carreata que percorreu algumas ruas da cidade de União da Vitória com a imagem, encerrada com a Santa Missa, às 10h.
A celebração que marcou os paroquianos e renovou neles a fé e devoção à Nossa Senhora do Rocio, marcou também com lembranças e brindes que foram sorteados durante os festejos, entre elas algumas Capelinhas com imagens de Nossa Senhora do Rocio, confeccionadas por um grupo de paroquianos. A cada dia do novenário era sorteada uma Capelinha.
As celebrações foram concluídas com um grande almoço no Salão Paroquial, com paroquianos e visitantes confraternizando a Festa da Mãe do Rocio, também padroeira do Paraná.
A História da imagem no Paraná.
Assim como Nossa Senhora Aparecida, esta devoção mariana brasileira teve início com uma pesca e foi crescendo com o tempo. A imagem de Nossa Senhora do Rocio foi encontrada no século 17 por pescadores na Baía de Paranaguá, ao amanhecer, na hora do orvalho, e a sua devoção começou depois da elevação do pelourinho, em Paranaguá, em 1646.
Em 1686, houve um período de peste na região e os habitantes recorreram a Maria Santíssima para que acabasse com aquele mal. Como foram atendidos, desde então, os devotos do Paraná recorrem à Nossa Senhora do Rocio diante de suas aflições.
Por causa dos inúmeros milagres e graças alcançadas, a devoção a Ela ficou conhecida em todo o território paranaense e multidões saíam de inúmeros lugares em romarias rumo ao Santuário de Nossa Senhora do Rocio.
Em 1977, o Papa Paulo VI declarou Nossa Senhora do Rocio como a Padroeira do Paraná.
Postagem: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR
OUTRAS IMAGENS