Dia 27 de novembro de 2022 foi data marcante para a Diocese de União da Vitória, para a paróquia São José, de Antonio Olinto, e para Jorge Luiz Marcelino, novo Diácono Permanente da Diocese, ordenado nesta data.
Devoto de Nossa Senhora das Graças, Jorge Luiz Marcelino foi ordenado Diácono na data da Celebração Litúrgica dela e um dia antes de comemorar 44 anos de vida.
Preparado na Escola Diaconal da Diocese entre os anos 2015 e 2018, Jorge Luiz foi ordenado Diácono Permanente na missa das 10h, na matriz São José, em Antonio Olinto, pelas mãos de Dom Walter Jorge, bispo diocesano. A celebração contou ainda com a presença de alguns padres da Diocese, além do padre Emerson de Toledo, Administrador Paroquial daquela Paróquia, padre Michael Barbusa, do Rito Ucraniano Católico e alguns Diáconos Permanentes. Seminaristas e religiosas, além de familiares e diversos fiéis da paróquia participaram da celebração do paroquiano que abraçou o Ministério Diaconal para servir a Igreja.
Jorge Luiz Marcelino entrou na procissão de entrada com sua esposa Vera Lúcia Staunytchyi, com quem é casado há 13 anos, e com o filho Bernardo.
Dom Walter Jorge, bispo ordenante, lembrou aos fiéis na celebração, da importância da busca da Santidade, dando atenção à Voz de Deus. “Hoje muitas pessoas não dão a devida atenção em escutar a Deus. E a Palavra de Deus nos ajuda a percebermos se não estamos dando uma atenção exagerada a coisas que são passageiras e não nos ajudam a alcançar a Salvação. Quantas pessoas hoje passam necessidades por uma falta de sensibilidade nossa em olharmos mais para o outro”, dizia o bispo.
E dirigindo-se para o novo diácono, lembrou a ele do aspecto da Caridade, um dos serviços que o Diácono tem como Múnus, atuando nesta dimensão por meio de Pastorais, Movimentos e Organismos na Igreja, que desenvolvem trabalhos e ações sociais.
Dom Walter ainda lembrou ao novo Diácono que a Graça da Ordenação deve ajudá-lo também na relação matrimonial, onde o amor de Deus deve ser ainda mais demonstrado no lar e no convívio com a família. “Jorge, ame sua esposa e seja fiel a ela, assim como Jesus foi fiel a Igreja. Sua fidelidade ao Ministério deverá fortalecê-lo também na fidelidade ao matrimônio. Nossa Igreja tem essa Graça de alguém como o Diácono Permanente poder construir uma família e também servir com ela a Igreja nos diversos serviços”, enfatizou o bispo.
Em suas palavras de agradecimento ao final da celebração, o novo diácono lembrou de todos que participaram de sua formação: familiares que o apoiaram, mesmo sua esposa que esteve grávida em um período de seu estudo, padres e diáconos, formadores, colegas de estudo, leigos de sua Comunidade Paroquial, aos bispos que lhe incentivaram, em especial a Dom Agenor Girardi, além de lembrar de sua mãe, falecida há 13 anos, o que o fez chorar. “Lembro aqui de minha mãe Helena Karpovicz, que deixou seu exemplo de oração, determinação e humildade, e que certamente sempre esteve intercedendo por mim”, citou ele, enxugando as lágrimas.
Áudio do Diácono Jorge.
O novo diácono que auxiliará nas atividades de sua Paróquia e em trabalhos que possam ser designados pelo bispo diocesano, a nível de diocese, completa na Diocese o número de 11 diáconos Permanentes atualmente.
Ao final da celebração, após as homenagens, os convidados foram recepcionados para um almoço, celebrando junto com o Diácono, sua esposa, filho, e demais familiares e amigos, o dia que marcou toda a Diocese, a paróquia, e em especial a vida e missão do agora Diácono Permanente Jorge Luiz Marcelino.
Texto e Fotos: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR
OUTRAS IMAGENS