A Capela do Seminário Diocesano, de União da Vitória recebeu na tarde de quinta-feira, 24 de novembro, alguns fiéis, padres, seminaristas, familiares e confrades de seminaristas que receberiam o Ministério de Acólito.
Daniel da Rosa, seminarista Diocesano e Frei Kláubio, seminarista do Instituto Franciscano Servos Missionários do Espírito Santo, dirigido pelo padre Frei Jesus, receberam de Dom Walter Jorge, bispo diocesano, o Ministério de Acólito, em celebração que contou com a presença dos padres Formadores do Seminário, padre Marcelo Rosa, padre João Henrique e Padre Alisson; além dos padres Frei Jesus, e padre Evaldo.
Ambos os seminaristas estão concluindo os estudos no Seminário Diocesano neste ano. Tendo recebido o Ministério de Leitor, receberam nesta quinta, o Ministério de Acólito, etapas rituais necessárias para quem caminha ao Sacerdócio.
Segundo o Pontifical Romano, livro que traz os Ritos Litúrgicos da Igreja, ao tratar da Instituição dos Leitores e Acólitos, diz no parágrafo VI que: “O Acólito é instituído para ajudar o Diácono e para servir o Sacerdote. É sua função, portanto, cuidar do serviço do altar; auxiliar o Diácono e o Sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da Missa; distribuir, como ministro extraordinário, a Sagrada Comunhão“.
Concluindo a etapa de estudos no Seminário e com os Ministérios devidamente recebidos, os Seminaristas iniciam em 2023 o Estágio Pastoral, quando são designados pelo bispo para atuarem por um período de um ano aproximadamente em uma paróquia, auxiliando os padres e leigos nos trabalhos pastorais, administrativos e de secretaria, nas paróquias.
Frei Kláubio é natural da cidade de Fortaleza, no Ceará, e atualmente trabalha com o padre Frei Jesus, na paróquia Nossa Senhora das Dores, no Bairro Limeira, em União da Vitória, e está há seis anos na Fraternidade Franciscana.
Seminarista Daniel da Rosa é natural de Rebouças, da Paróquia Senhor Bom Jesus e conclui também seus estudos de Teologia neste ano, no Seminário Diocesano.
A Caminhada que os seminaristas percorrem até chegar ao sacerdócio é repleta de etapas, que vão fortalecendo, animando e confirmando a vocação que sentem como chamado de Deus. Muitos ainda antes de entrar no Seminário realizam os Retiros Vocacionais, excelente oportunidade para o jovem conhecer a vida sacerdotal e discernir sua vocação nos Encontros.
O Seminário Diocesano oferece duas vezes ao ano os Retiros e os jovens interessados devem procurar o padre de sua paróquia e manifestar o seu desejo em fazê-los. No mês de dezembro o Retiro irá acontecer dos dias 09 a 11, tendo início no dia 9 às 18h e término no dia 11 ao meio dia.
Texto: Setor de Comunicação
Fotos: (Seminarita Mateus Nestor de Macedo).
OUTRAS IMAGENS