A Paróquia São José Castíssimo Esposo da Virgem Maria, da cidade de Antonio Olinto, oferece para a Igreja Particular de União da Vitória neste domingo, 27 de novembro, um dos seus paroquianos para o serviço ao Diaconado.
Formado na Escola Diaconal da Diocese entre os anos 2015 e 2018, Jorge Luiz Marcelino, após aprovação do Conselho Presbiteral da Diocese, de Dom Walter Jorge, bispo diocesano, e da sua Comunidade Paroquial, em Antonio Olinto, será ordenado Diácono para o serviço da Igreja de Cristo.
Casado com Vera Lúcia Staunytchyi há 13 anos, com a qual tem um filho, Bernardo, trabalhando atualmente como Operador de Serra, Jorge Luiz, além de ter assumido o Sacramento do Matrimônio, receberá também, pelas mãos de Dom Walter Jorge Pinto, o 1º Grau do Sacramento da Ordem, pelo qual exercerá na Diocese e na sua Paróquia serviços específicos aos Diáconos, doando-se ainda mais à Igreja.
Caberá ao novo Diácono celebrar a Liturgia da Palavra (Cultos) onde e quando não houver a Santa Missa; Administrar Casamentos, Batizados, Exéquias (Celebração dos Fiéis defuntos), servir ao Altar nas Celebrações das Missas com o Bispo e com os Padres; Proclamar Evangelho; Distribuir a Eucaristia; ajudar em formações com os Leigos nas Paróquias e na Diocese, além do serviço na ação da Caridade, por meio de Movimentos, Pastorais e Organismos, além de outras ações na diocese, delegadas pelo bispo.
Prestes a completar 45 anos de idade, no dia 11 de dezembro, Jorge Luiz sempre foi atuante em sua Paróquia, auxiliando como Ministro Extraordinário da Eucaristia, Coordenador da Catequese, catequista, sendo ainda membro da Equipe de formação do Plano Diocesano da Ação Evangelizado da Diocese, no Setor São Mateus.
Ordenado Diácono, Jorge Luiz atuará especificamente em sua Comunidade Paroquial, em Antonio Olinto, hoje conduzida pelo padre Emerson Gonçalves de Toledo.
A Missa com o Rito de Ordenação se dará às 10h, contando com a presença de fiéis da Comunidade local, familiares do eleito ao Diaconado, Diáconos Permanentes, padres, seminaristas, religiosos (as) e outros convidados.
Recebendo o 1º Grau do Sacramento da Ordem, Jorge passará a ser também membro do Clero da Diocese. Contudo, assim como muitos Diáconos Permanentes, por serem casado e viverem sua vida de trabalho na sociedade, atuam na vida de Igreja de modo diferente dos presbíteros (padres), e bispo, que se doam totalmente a este serviço.
Um dos colegas de formação de Jorge Luiz Marcelino, Gilson Capelete, foi também ordenado Diácono no dia 05 de novembro, e junto com ele, somarão atualmente na Diocese de União da Vitória um grupo de 11 Diáconos Permanentes.
A Diocese de União da Vitória louva a Deus por este momento de Graça, pela ordenação de mais um Diácono ao serviço desta Igreja Particular.
Que São Lourenço, padroeiro dos Diáconos interceda por Jorge Luiz Marcelino, escolhido para este Ministério.
Postagem: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR