Neste domingo, 09 de outubro, a Diocese de União da Vitória irá realizar a Romaria Diocesana, evento de fé, peregrinação, devoção e oportunidade de recebimento de Graças aos fiéis.
Peregrinos, caravanas de toda a Diocese irão se dirigir ao Santuário Diocesano, em Rio Claro do Sul, Distrito de Mallet para um dia de intensas atividades religiosas, com momentos de Récita do Terço, testemunho de Graças, procissão e Celebração Eucarística, presididada por Dom Walter Jorge, bispo diocesano e concelebrada pelos padres da Diocese. (Veja a programação aqui).
Um dos momentos significativos aos fiéis católicos, que será dado na Romaria é a Indulgência Plenária. A Indulgência é uma ação dada pela Igreja, que em nome de seu Senhor Jesus Cristo, concede aos fiéis a remissão das penas que se deve pelos pecados cometidos, e que são apagadas pelo “tempo” que se passa no purgatório após a morte.
Quando o fiel se confessa recebe o perdão dos pecados, contudo ficam as penas, as consequências geradas pelos pecados que precisam ser purificadas no “tempo” de Purgatório. Somente totalmente puro pode-se entrar no céu, com a imagem original restaurada à semelhança de Deus.
Assim diz o Catecismo da Igreja Católica: A Indulgência Plenária é “a remissão diante de Deus, da pena temporal devida aos pecados já perdoados quanto à culpa, que o fiel, devidamente disposto e em certas e determinadas condições, alcança por meio da Igreja, a qual, como dispensadora da redenção, distribui e aplica, com autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos”
Contudo, para se receber essa Graça, o próprio fiél deve estar e se colocar na disposição para isso, o que lhe pede algumas atitudes e obras a serem realizadas. Para esclarecer aos fiéis e orintar os padres da Diocese para que ajudem os fiéis a alcançarem essa Graça, Dom Walter Jorge e padre Alisson Marlon, assessor de Liturgia, emitiram uma Carta Circular com essas orientações. CLICK AQUI E BAIXE A CARTA.
A Romaria Diocesana, na sua 21ª Edição tem início neste domingo às 9h, encerrando com a Santa Missa às 15h30. Dedicado a Nossa Senhora do Rosário, que é celebrada nesta sexta-feira, 07 de outubro, o Santuário é uma da igrejas mais antigas na Diocese e sua localização, cituado em um local tranquilo, possibilita aos fiéis um encontro profundo com Deus, na companhia de Maria.
Entre em contato com sua paróquia, e participe deste momento de Graça para sua vida.
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR