Estimado internauta
Há 51 anos o mês da bíblia é celebrado no Brasil em setembro, e serve para nós como um excelente caminho de aproximação da Palavra de Deus escrita, a Sagrada Escritura. É um convite especial para estudar, conhecer, interagir e aprofundar na palavra de Deus. É também uma oportunidade a mais para aprendermos a nos encontrar com o Senhor através da Palavra!
Setembro foi escolhido pelos bispos do Brasil como o mês da bíblia pelo fato de neste mês ser celebrada no dia 30 a memória de São Jerônimo. Ele foi o encarregado pelo Papa Dâmaso I no ano 382 de traduzir a Sagrada Escritura para o latim. Essa versão latina recebeu o nome de Vulgata, que significa “popular” em latim.
Por que celebrar o mês da bíblia?
A bíblia contém o que Deus quer comunicar aos povos em relação ao seu plano de salvação para a humanidade. Ao celebrar o mês da Bíblia, a Igreja nos convida a aprofundar o conhecimento em relação a esse plano e a centralidade de nossa fé: Jesus Cristo.
Neste ano, o livro bíblico escolhido para o nosso aprofundamento durante o mês da Bíblia é o Livro de Josué, com a inspiração: “O Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás” (Js 1,9).
O texto-base que a CNBB nos oferece para orientar a reflexão e a vivência do mês da Bíblia nos ajuda a nos aproximar da jornada de Josué pela posse da terra prometida. Também nós, portanto, somos chamados a estudar o livro de Josué, que nos leva a perceber que Deus nunca deixa sem respostas as pessoas e comunidades que a Ele se confiam.
O texto-base traz uma visão panorâmica do livro de Josué e, na sequência, uma reflexão sobre quatro textos específicos do Livro. Estes capítulos são os que contém mais densidade e afinidade temática e ajudam a animar a fé dos homens e mulheres que hoje contam com a palavra para crer que Deus sempre esteve próximo. Ao ler o texto base e o livro de Josué, temos a certeza de que Deus nunca deixa sem resposta quem a Ele se confia.
O Livro de Josué
O esforço das tribos israelitas na conquista e ocupação das terras é tema principal do Livro. O personagem principal de todo o livro é Josué, nome em hebraico que significa “o Senhor salva”.
Todo o sucesso dos grupos liderados por ele na conquista e posse da terra está condicionado a realizar a palavra do seu Deus, sem submeter-se aos cultos estrangeiros.
Um dos trechos do texto base diz que o Livro é uma catequese para impulsionar o povo na conquista da terra. O Livro é um testemunho de que Deus realiza a promessa feita ao seu povo. Da escravidão para a posse da terra prometida.
Mês da Bíblia e Leitura Orante da Palavra de Deus
Durante o mês de setembro, começa a chegar em nossas mãos um pequeno subsídio, em formato de marca página, com uma explicação do que é a Leitura Orante da Palavra de Deus e como fazê-la, através dos seus 4 passos, conforme publicamos em edições anteriores do Estrela.
Fazemos votos que este pequeno material seja amplamente distribuído e utilizado para uma frutuosa leitura e oração com a Palavra de Deus. Como sugestão para começarmos a exercitar a Leitura Orante, oferecemos o Livro de Josué proposto pela Igreja do Brasil para este mês da Bíblia.
No último domingo de setembro será celebrado o Domingo da Palavra. O Papa Francisco instituiu esta celebração para o 3° Domingo do Tempo Comum, contudo, a CNBB pediu autorização à Santa Sé e solicitou que no Brasil fosse celebrado no último domingo de setembro, por ser o Mês da Bíblia!
Pe. Joviano Salvatti
Assessor da Animação Bíblica da Pastoral