No domingo, 11 de setembro, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Rio Claro do Sul, Santuário Diocesano, deu início à Peregrinação da Imagem da Padroeira, que percorrerá as vinte Comunidades da Paróquia, em preparação à Romaria Diocesana, no dia 09 de outubro.
Após a Missa no Santuário, ao cantando do Hino à Nossa Senhora do Rosário, fiéis saíram da igreja em procissão com a imagem que seguiu em carreata até o Centro Comunitário São Francisco Bairro dos Lima. Na recepção, crianças da Comunidade fizeram uma bela homenagem, e em seguida todos participaram da Celebração da Santa Missa, presidida pelo pároco e Reitor do Santuário, padre Nelson José Kovalski.
O início da Peregrinação se deu em sintonia com a abertura das festividades dos 110 anos do Município de Mallet, cidade a qual Rio Claro do Sul é Distrito.
Após percorrer as Comunidades, a imagem retornará para a Matriz no dia da Romaria, que terá início às 9h da manhã com a acolhida das caravanas dos peregrinos. Em preparação ao momento, um Tríduo em Louvor à Nossa Senhora também será realizado no Santuário, nos dias 6, 7 e 8 de outubro.
Toda a Diocese de União da Vitória está preparando sua peregrinação ao Santuário, com caravanas sendo organizadas pelas paróquias. Além da presença do bispo diocesano, Dom Walter Jorge, padres de toda a Diocese estarão concelebrando e atendendo confissões. Neste dia, nosso bispo diocesano também concederá aos fiéis a Indulgência Plenária. (Entenda melhor, mais abaixo).
Preparando-nos todos para esse momento de Graça em nossa Diocese, pedimos a Maria que abra e prepare nossos corações, para que como peregrinos, caminhemos com sua Intercessão, ao encontro feliz e pleno do Seu Filho Jesus.
Indulgência Plenária
Segundo o Catecismo da Igreja, a Indulgência Plenária é a graça que se recebe de ter as penas geradas pelos pecados, e que são apagadas pelo tempo que passaríamos no purgatório após a morte, apagadas aqui já na vida terrena, pelo poder dado por Cristo à Igreja.
Quando confessamos somos perdoados dos pecados, contudo, ficam as penas, as consequências geradas por esses pecados que precisam ser purificadas no tempo de Purgatório. Somente totalmente puros podemos entrar no céu, com a nossa imagem original à semelhança de Deus, restaurada.
Assim diz o Catecismo da Igreja Católica: A Indulgência Plenária é “a remissão diante de Deus, da pena temporal devida aos pecados já perdoados quanto à culpa, que o fiel, devidamente disposto e em certas e determinadas condições, alcança por meio da Igreja, a qual, como dispensadora da redenção, distribui e aplica, com autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos”.
Condições para se receber a Indulgência
Para receber a Indulgência o fiel deve: estar confessado nos dias que antecedem ao dia da Indulgência ou confessar-se na semana posterior; rejeitar de todo o coração o apego ao pecado, até mesmo o venial (mais leves); participar da Santa Missa; comungar; e rezar 1 Pai-nosso; 1 Ave-Maria, e ainda, alguma outra oração conforme sua devoção, nas intenções do Papa, expressando sua comunhão com toda a Igreja.
Programação da Romaria
8h – Café
9h – Acolhida das Caravanas dos Peregrinos
10h – Testemunho de Graças alcançadas e História de Nossa Senhora do Rosário
11h – Procissão até a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, com récita do Terço e cantos.
12h – Almoço
13h – Pregação com tema: Família e Palavra; Workshops e Tenda Vocacional
15h – Récita do Terço da Misericórdia com exposição do Santíssimo
15h30 – Santa Missa presidida por Dom Walter Jorge
Haverá Confissões e Indulgência Plenária
Click aqui e leia um artigo de Dom Walter sobre as Romarias
Fotos e informações da Peregrinação da Imagem:
Bernadete Drewnowski e Tainá Kozloski,
PASCOM Santuário Nossa Senhora do Rosário