Que alegria quando ouvi que me disseram: vamos para a casa do Senhor! [Sl 122(121), 1]
A vida de todo ser humano é uma grande peregrinação. Somos” peregrinos do eterno”, pois estamos aqui, nessa terra, de passagem, em busca daquela Terra Prometida, onde repousa verdadeiramente a nossa alegria, onde nos espera o Deus vivo, para nos revelar a sua face amorosa e fazer cessar a sede que trazemos de eternidade, de vida em abundância, se de Deus. A verdadeira peregrinação busca o que é eterno, não se contentando com o que é passageiro, com o que um dia acabará, com coisas que não poderemos levar dentro de nós.
Nós somos a Igreja de Jesus Cristo, povo que Deus escolheu por sua herança e também herdeiros da vida eterna e daqueles bens, que no seu Filho, o Pai preparou para nós. Uma Igreja assim é por natureza peregrina neste mundo, pois sabe que está em busca da Jerusalém Celeste, onde sua identidade será plenamente revelada como Corpo de Cristo. Somos a Igreja peregrina em direção à Pátria celeste, Igreja que tem sua origem em Cristo, neste mundo, e que, enquanto caminha peregrina nele, deve transfigurá-lo o quanto possa com esta sua peregrinação.
As peregrinações sempre fizeram parte da história do Povo de Deus, desde o Antigo Testamento, no qual podemos encontrar várias passagens que mostram o povo peregrinando para os lugares santos, sobretudo para Jerusalém, a cidade santa. No Livro dos Salmos podemos ler os chamados “cânticos das subidas”, que eram como que canções, hinos religiosos que as pessoas cantavam durante estas peregrinações [cf. Sl 120 (119) até 135 (134)].
No mundo inteiro há lugares sagrados de peregrinação para os cristãos católicos, e no Brasil, destaca-se o Santuário de Aparecida como verdadeiro lugar nacional de peregrinação.
Para a nossa Diocese de União da Vitória foi escolhido, há alguns anos atrás, o Santuário de Nossa Senhora do Rosário, como destino das peregrinações diocesanas. Embora a Igreja Catedral de uma diocese sempre seja, por sua própria natureza, lugar importantíssimo de peregrinação de todos os diocesanos, Rio Claro do Sul teve também o privilégio de poder acolher as romarias diocesanas.
Neste ano de 2022 estaremos, se Deus quiser, retornando com as romarias diocesanas, e, no dia 09 de outubro, o Santuário de Nossa Senhora do Rosário, em Rio Claro do Sul, abrirá suas portas para acolher os romeiros que virão de todas as paróquias de nossa querida Diocese de União da Vitória. Uma equipe já foi designada e está preparando tudo, a fim de que a nossa romaria seja muito bonita e de grande proveito espiritual para todos os peregrinos. Haverá uma programação intensa preparada para fazer com que tudo seja direcionado para um grande avivamento da nossa fé. O centro de tudo é sempre Jesus Cristo, mas seremos muito auxiliados pela Senhora do Rosário, a Mãe escolhida por Deus, para nos ajudar a chegar ao coração do seu Filho.
Já é hora de todos se programarem para este importante acontecimento diocesano que, estou certo, trará muitos frutos para toda a Diocese, bem como a vida pessoal de cada romeiro, pois as romarias, realizadas com verdadeiro espírito cristão, são fonte de muitas bênçãos do Senhor. Nelas, o povo recebe o perdão de seus pecados por meio do Sacramento da Reconciliação, ouve a Palavra de Deus e recebe o Senhor na Eucaristia, reza junto com seus irmãos e irmãs, recebe indulgências e formação e é contagiado pela alegria que o Espírito Santo suscita no meio do povo peregrino.
Converse com seu pároco, anime seus familiares, vizinhos e amigos, entusiasme a sua comunidade e venha participar conosco deste grande momento que Deus reservou para nós.
Que o Senhor abençoe a todos e nos permita nos encontrarmos em breve, em nossa romaria.
Por, Dom Walter Jorge
Bispo Diocesano de União da Vitória – PR