Aproximadamente 20 pessoas da Diocese de União da Vitória, entre padres, religiosas, Diácono, seminarista, leigos, leigas, e Dom Walter Jorge, bispo Diocesano, participam da 42ª Assembleia do Povo de Deus do Regional Sul 2 da CNBB, em Guarapuava, pela Província de Curitiba, que envolve as Diocese de Guarapuava, União da Vitória, Ponta Grossa, Paranaguá, São José dos Pinhais, e Curitiba.
O encontro teve início na noite desta sexta-feira, 23 de setembro, e encerra-se na tarde deste sábado, às 18h.
Além dos Momentos de espiritualidade com a Leitura Orante da Palavra de Deus, as celebrações eucarísticas que acontecem no encontro e fortalecem os participantes para os objetivos do evento, espaços de colocações e partilhas entre as Diocese presentes também marcam a Assembleia.
A exposição de cada Diocese, que teve 15 minutos de apresentação se pautou em uma avaliação da caminhada evangelizadora, com base nos projetos e experiências vividas a partir das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (2019-2023).
Outra temática refletida foi “O fortalecimento das comunidades eclesiais missionárias a partir da Iniciação à Vida Cristã na cultura urbana”. Assunto exposto por Dom José Antonio Peruzzo, arcebispo de Curitiba, Dom Peruzzo falou da necessidade de uma conversão pastoral, para que as Comunidades Eclesiais (Paróquias com suas matrizes, capelas, grupos de vida) sejam realmente Comunidades de discípulos missionários, que leva o amor de Deus às pessoas por meio da atenção, das relações afetuosas, preenchendo e ocupando com a Graças de Deus o vazio existencial da vida das pessoas.
Ainda segundo o Arcebispo, as práticas de vida, de vivência das primeiras Comunidades Cristãs, nos ensinam o modo de agir e viver concretamente a fé.
As conclusões da 42ª Assembleia do Povo de Deus, realizada por províncias, serão homologadas pela presidência do Regional Sul 2 da CNBB em sua próxima reunião, a ser realizada no início de outubro.
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR