Uma relíquia de São Francisco de Assis, vinda da cidade de Assis, na Itália, está em peregrinação pelo Brasil e ficará na Diocese por alguns dias, a partir de domingo, dia 28 de agosto.
A Iniciativa da peregrinação é da Ordem Franciscana Secular internacional de Assis, formada por leigos, casais viúvos e jovens que, mesmo levando a vida do dia a dia, vivem e se inspiram no Carisma Franciscano. O objetivo é festejar em fraternidade os 800 anos do início da Ordem fundada por São Francisco, e celebrar a fé e a devoção do Carisma Franciscano vivido pelas Ordens Terceiras no mundo.
A relíquia está no Brasil desde 2015, com início das peregrinações em São Paulo nas Fraternidades da Ordem Franciscana Secular e segue pelos Estados visitando essas Ordens até abril de 2023, quando retorna para a Itália.
Uma relíquia é algo pessoal de um Santo, algo precioso, autorizado pela Santa Sé, pelo Papa, e que fica em poder da Instituição que tem aquele Santo ou Santa como patrono.
A relíquia de São Francisco que chegará a União da Vitória é um pequeno fragmento da parte do osso do fêmur de São Francisco, que dentro de uma Capelinha vem acompanhada da imagem mais antiga de São Francisco de Assis.
Havendo na Diocese de União da Vitória, o Instituto Franciscano Servos Missionários do Espírito Santo, que atendem a Paróquia Nossa Senhora das Dores, no Bairro Limeira, em União da Vitória, e as ACARDI’s I e II; as Irmãs Franciscanas Servas Missionárias da Restauração Divina, do Abrigo Santa Clara, no Bairro São Sebastião, e também as Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria, que atuam nas cidades de Bituruna, Rio Azul, Rebouças e São João do Triunfo, a Diocese foi contemplada com a peregrinação.
Na programação, a relíquia chega no domingo, 28, na Acardi I – Abrigo São Francisco, com missa às 16h; depois visita a igreja Catedral, com missa às 19h, e segue para o Abrigo e Convento Santa Clara, às 20h.
Na segunda-feira, 29, às 13h visita as Casas de Acolhimento: ARES e Lar de Nazaré; e às 17h30 o Seminário Diocesano, com a Santa Missa.
O encerramento se dá na terça-feira, 30, visitando às 8h30 a Casa de Acolhimento APADEFIC, em Porto Vitória; e às 11h, retorna para União da Vitória, indo para o Abrigo Frei Manuel, no Bairro São Cristóvão, concluindo com a Santa Missa.
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR
IMAGENS