A Pastoral da Sobriedade é a ação concreta da Igreja frente ao flagelo da dependência química. É o trabalho conjunto para defender a vida que busca sobriedade. A Pastoral nasceu em 1998 para responder à delicada questão do uso de drogas e hoje vai além, tratando de qualquer tipo de dependência, química ou não: vícios, manias, compulsões ou pecados.
Natureza da Pastoral
A Pastoral da Sobriedade atua de forma orgânica. É uma Pastoral Social, de inclusão e conjunto. É a resposta imediata na paróquia ao flagelo da dependência.
Ela propõe 5 linhas de ação: 1) Prevenção ao uso de drogas. 2) Intervenção junto a quem experimentou a droga, mas ainda não se tornou dependente dela. 3) Recuperação do dependente químico. 4) Reinserção Familiar e Social do dependente em sobriedade. 5) Atuação Política em todas as formas de articulação e diálogo.
Grupos de Autoajuda
As atividades da Pastoral da Sobriedade iniciam-se através da abertura do Grupo de Autoajuda da Sobriedade nas paróquias, porta de entrada para o desenvolvimento das linhas de ação e identidade da Pastoral.
Por ser uma Pastoral orgânica, os Grupos atuam na prevenção e na atuação política, desenvolvendo ações que interligam às demais Pastorais, Movimentos e Ministérios dentro da paróquia. Por ser uma pastoral social é causa de transformação pessoal, comunitária e social promovendo ações concretas em favor da vida junto à iniciativa privada, escolas públicas e governos.
O grupo de autoajuda atua na intervenção, recuperação e reinserção familiar quando exerce ação terapêutica e de evangelização, que traduzida na terapia do amor, trabalha para a sobriedade do dependente e sua família. Simultaneamente, com as reuniões semanais, atua também enquanto pastoral de inclusão objetivando a inserção de cada participante tanto nas demais pastorais e atividades existentes na paróquia como na sociedade.
Estas reuniões são cíclicas e ininterruptas e seguem o calendário nacional. Por meio dele a pessoa é conduzida ao agir cristão, redescobrindo a si mesma, sua autoestima, importância da própria dignidade, dos valores cristãos, éticos e morais, de sua cidadania. É a fé inserida no cotidiano da vida, descobrindo a vida nova em Cristo, cuja meta é uma caminhada perene em sobriedade à santidade. Nas reuniões é proposto um Programa de Vida Nova através da vivência dos 12 passos da sobriedade cristã. As reuniões são abertas à quem desejar participar.
A Atuação Sistêmica
A família toda é trabalhada durante a mesma reunião. Não há distinção em função do tipo de dependência. Dependentes, familiares e agentes pastorais estão situados no mesmo plano.
Em 2001 com a campanha da Fraternidade “Vida Sim, Drogas Não”, muitos irmãos e irmãs fizeram a formação para atuarem nesta Pastoral. Algumas paróquias iniciaram e foram um tempo, mas devido a tantas situações, como mudanças de párocos e bispos, poucos foram perseverantes.
Agora, voltamos a fazer o convite para o retorno, pois o flagelo da dependência só tem aumentado causando sofrimento às famílias. Se você já atuou como agente e tem a formação, procure seu pároco e se apresente, ou venha até nós que, podemos juntos voltar a ajudar tantos irmãos e suas famílias que certamente sofrem com estes problemas.
Texto: Padre e Psicólogo, Iomar Otto
Assessor da Pastoral da Sobriedade
CRP: 08/23357