Necessário a todo religioso, consagrado, assim como para todo cristão, o Retiro é um momento de afastamento das atividades cotidianas para se ter um encontro mais intenso, mais íntimo e profundo com Deus, e também consigo mesmo.
Os retiros abastecem a alma e renovam o sentido da caminhada do cristão, quando este faz do retiro uma oportunidade para se deixar renovar.
Nestes propósitos, o clero da diocese de União, padres, diáconos e também Dom Walter Jorge, bispo diocesano, realizaram dos dias 25 a 28 de julho o retiro anual do clero.
Reunidos na Casa de Retiro Josafata Hordachevska, das Irmãs Ucranianas, em Ponta Grossa, os três dias envolveram o clero em momentos de colocações espirituais, espaços de oração em comum, recolhimento individual de cada retirante, celebrações Marianas, Penitenciais e de Adoração ao Santíssimo, além das celebrações eucarísticas.
Direcionados pelo tema: “Ide sem medo para servir: o Ministério Ordenado como Diaconia”, as reflexões foram conduzidas por Dom Justino de Medeiros Silva, Arcebispo de Goiânia (GO), convidado deste ano para pregar o retiro.
Nos três dias que transcorreram esse Tempo de Graça, o pregador buscou ajudar o clero pensar e meditar sobre o Ministério, a vocação à qual foram chamados, como serviço ao outro, mas também com o outro. “Convosco sou cristão, para vós sou presbítero” iniciava a primeira reflexão na segunda-feira à noite.
E assim, nos dias seguintes, ajudados pelas orientações do pregador, o clero da Diocese nos momentos individuais de silêncio, recordava que o Ministério do Presbítero envolve o ofício de ser no mundo aquele que consagra a sua vida e de seus fiéis, que denuncia as injustiças e proclama a esperança, e ainda, junto com seu povo, luta para fazer deste mundo a semente do Reino de Deus, o qual esperamos em definitivo.
Para os diáconos que participaram, sendo aqueles que Proclamam a Palavra e com ela promovem a caridade, as reflexões e os momentos individuais proporcionaram a internalização do aspécto da Diaconia, do serviço, missão assumida na ordenação.
O último dia trouxe para os retirantes, por parte do Pregado Dom Justino, algumas reflexões do Papa Francisco sobre a vocação e missão do Consagrado.
Essas últimas reflexões foram pautadas no Documento de Aparecida, a 5ª Conferência Episcopal Latino Americana, que também tratou do modo de viver a vocação de Discípulos-Missionários em cada um dos três graus do Sacramento da Ordem, falando que tanto o bispo como o presbítero, o diácono, o leigo, o consagrado e a consagrada, todos estão no caminho do seguimento de Jesus Cristo.
O retiro que teve início na segunda-feira, ao meio dia, teve sua conclusão na quinta-feira, 28, ao meio dia.
Por esses dias de grande riqueza para o clero da Diocese de União da Vitória, e para toda a Diocese que também se enriquece com o alimento espiritual recebido por cada membro do Clero, damos Graças ao Pai, pedindo que desse Tempo de Graça brotem para nossa Igreja Particular bons frutos de missão.
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR
OUTRAS FOTOS