Marcada por trinta anos de pastoreio pelo seu primeiro bispo, a Diocese de União da Vitória lembrou no dia 10 de junho, 1 ano do falecimento de Dom Walter Michael Ebejer, falecido aos 91 anos de idade, no dia 11 de junho de 2021.
Além das lembranças que marcaram a memória e o coração de muitos fiéis diocesanos e outros munícipes das cidades que fazem parte da Diocese, o momento foi também de celebração de sua memória com uma missa que reuniu alguns padres da Diocese, diácono, seminaristas, religiosos e religiosas, autoridades civis e militares, fiéis diocesanos, e outras pessoas que conviveram com Dom Walter Ebejer.
A missa de 1 ano de falecimento, presidida por Dom Walter Jorge, bispo diocesano, reuniu também membros da Academia de Letras Vale do Iguaçu (ALVI), de União da Vitória, da qual Dom Walter Ebejer também foi membro.
As lembranças de sua vida missionária, doada pela Igreja, e em especial pela Diocese de União da Vitória foram lembradas por Dom Walter Jorge na celebração. “Dom Walter Ebejer amou intensamente esta Diocese, na qual viveu mais de trinta anos, deixando sua terra natal, a Ilha de Malta, no Mediterrâneo e vindo como missionário para o Brasil, atuando no interior de Goiás, depois, em outras regiões do Brasil, até ser nomeado bispo para esta Diocese, a qual amou intensamente”, lembrava o bispo diocesano.
Ao final da celebração, uma coroa de flores foi depositada pelo senhor Roberto Domit de Oliveira, presidente da Academia de Letras, no túmulo onde está o corpo de Dom Walter Ebejer, na capela lateral da Igreja Catedral.
As homenagens da ALVI ao primeiro bispo da Diocese deram continuidade no Salão da Catedral, após a celebração, as quais em Sessão Solene da Academia, envolveram o lançamento do último livro escrito por Dom Walter Ebejer, “Comentário Seletivo da Constituição Pastoral Gaudium et Spes – Sobre a Igreja no Mundo de hoje – Subsídios para Grupos de Estudo”.
Nos momentos que transcorreram a Sessão, membros da Academia de Letras intercalaram falas, e emocionados, com voz embargada em alguns momentos testemunharam a vida e a dedicação de Dom Walter Ebejer pela Igreja, pela Diocese, bem como sua presença marcante na Academia de Letras. Um trecho de uma entrevista em vídeo feita por um dos membros da Academia, e uma canção tocada por um dos seminaristas da Diocese também marcaram a Sessão.
Antes do lançamento, daquele que foi o 9º livro publicado de Dom Walter Ebejer, foi feita a leitura da Apresentação do livro, o qual foi escrito pelo próprio autor, explicando em minúcias o objetivo e a estrutura da obra, que comenta alguns parágrafos de um dos Documentos do Concílio Vaticano II, servindo de material para melhor compreensão do Documento.
Tanta foi a dedicação de Dom Walter Ebejer no trabalho, na doação pela Igreja, e no zelo pela Obra de Deus, que não ficou sem ser mencionado o Lema ao qual escolheu para viver seu Episcopado e que marcou passo a passo e dia a dia de seu serviço pastoral na Diocese “O Zelo pela Casa de Deus me devorou”, dizia o Lema.
A Diocese de União da Vitória louva a Deus pela vida e vocação de Dom Walter Michael Ebejer, doada em sua grande parte à Igreja Particular de União da Vitória. Descanse em Paz, e que o Senhor lhe recompense com Sua Paz.
Texto e Fotos: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR
ASSISTA A SESSÃO AQUI:
OUTRAS FOTOS DA MISSA E DA SESSÃO DA ALVI