Na quinta-feira, 26 de maio, uma celebração presidida por Dom Walter Jorge, na Capela do Seminário Diocesano, em União da Vitória, foi marcante para dois leigos de nossa Diocese, bem como para seus familiares e para a Igreja.
Instituídos no Ministério de Leitor, Jorge Luiz Marcelino, da paróquia São José, de Antônio Olinto, e Gilson Capelete, da paróquia Sant’Ana de Santana, Cruz Machado, partilharam esse momento também com seus familiares, que participaram da celebração.
Segundo o Pontifical Romano “O Leitor é instituído para a função que lhe é própria, ler a Palavra de Deus nas Assembleia Litúrgicas, por isso mesmo na missa e nos demais atos sagrados compete-lhes a Leitura da Sagrada Escritura (à exceção, porém do Evangelho); na falta do Salmista recita também o Salmo entre as Leituras; apresentará as intenções a Oração Universal dos fiéis, quando não houver diácono ou cantor à disposição. Cabe-lhe ainda: dirigir o canto e orientar a participação do povo fiel, bem como instruir os fiéis para a recepção digna dos sacramentos. Poderá além disto, à medida que for necessário, ocupar-se da preparação de outros fiéis que sejam encarregados temporariamente da leitura da Sagrada Escritura nos atos sagrados. Afim de poder desempenhar esta tarefa com aptidão e perfeição sempre maiores, procure o leitor meditar com assiduidade a Sagrada Escritura”, diz o Livro Litúrgico.
Atuantes nas suas comunidades, os dois leigos realizaram em anos anteriores a Escola Diaconal São Lourenço, em União da Vitória, um Curso de preparação de 4 anos em vista do Diaconato Permanente, de 2012 a 2015, Escola que segundo o padre João Henrique Lunkes, Diretor de Estudo no Seminário Diocesano está prevista em retornar em 2023, a partir do momento que houver candidatos apresentado pelos padres. Maiores informações sobre esta Escola Diaconal será trazida nos próximos meses.
Com este Ministério de Leitor Instituído, os dois leigos poderão agora prestar esse serviço em suas comunidades de fé, ajudando toda a paróquia ser amante da Palavra de Deus.
Outro Ministério que é o Acolitato, em que oficialmente pela Igreja poderão distribuir a Sagrada Eucaristia, Gilson e Jorge Luiz Marcelino receberão ainda neste ano, se preparando também para o próximo passo que será o Diaconato Permanente.
Rezemos por esses leigos para que à Luz do Espírito possam realizar com amor este Ministério em suas paróquias, e vivê-lo em suas vidas.
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR
FOTOS