Com um processo de formação continuada, a catequese diocesana vem realizando formação aos Catequistas de toda a Diocese por meio dos Setores. A Equipe Diocesana assessorada pelo padre Sidnei José Reitz, e o coordenador da Pastoral Catequética na Diocese, Célio Reginaldo Calikoski está nesse ano trazendo novas informações sobre as mudanças que vem sendo realizadas na catequese quanto ao seu método e seu calendário de encontros.
No último domingo, dia 22 de maio, foi a vez do Setor São Mateus participar desta formação. Mais de 200 catequistas pertencentes às três paróquias de São Mateus do Sul, de São João da Triunfo, de Antonio Olinto e de Rio Claro do Sul, estiveram reunidos no Salão da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, deste as 8h da manhã, e encerramento as 16h, com a celebração da missa.
As boas vindas foi dada pelo padre Iomar Otto, pároco na Perpétuo Socorro, que em nome da Catequese paroquial, coordenada pela Dionete Vidal, acolheu a toda a Equipe Diocesana da Catequese, voluntários que estavam na organização do evento e os catequistas participantes.
Em entrevista ao Site da Diocese, a coordenadora paroquial falou da alegria em recepcionar o evento, e da abertura dada pelos catequistas nessas formações. “Essa mudança que estamos tendo na catequese foi muito bem aceita, estamos tendo a colaboração dos pais, da comunidade. Para nós é importante isso, pois fazemos tudo com muito carinho. Convidamos nossas catequistas mandando aviso pessoal, divulgando nas nossas redes sociais e incentivando a todos a participarem desta formação, em especial pelo tema que seria abordado”, falou Dionete Vidal, coordenadora da Catequese na paróquia do Perpétuo Socorro.
Áudio da Dionete:
Explicando melhor sobre o assunto da Formação, Célio Reginaldo Calikoski, coordenador diocesano da Catequese deu entrevista ao Site da Diocese dizendo que o foco da formação foi as Celebrações que estão previstas no manual da Catequese, comentando da importância dessas celebrações no itinerário do caminho catecumenal. “O pedido da Igreja hoje é que a Catequese seja de inspiração catecumenal, e as celebrações são essenciais nesse processo, tanto as Celebrações de Entrega de Símbolos como os Encontros Celebrativos. Agora vamos conversar com o clero sobre isso, mas algumas paróquias já começaram a realizar. Contudo, queremos que a partir de junho, toda a Diocese faça parte desse novo modelo”, comentou o coordenador.
Áudio Célio Calikoski
Em sua fala aos catequistas, padre Sidnei Reitz reforçou que o caminho para se viver uma vida de inspiração catecumenal passa pela conversão, mudança de mentalidade, uma mentalidade cristã que seja vivida pelo amor e não pela obrigação ou por cumprimento de regras, preceitos e normas, mas todas essas devem ser olhadas na dimensão de um verdadeiro encontro com Deus. “Para eu ser um padrinho, uma madrinha de batismo ou de crisma por exemplo, eu preciso ter consciência dessa missão, não é algo por bonito, mas sim para acompanhar o afilhado na fé. Assim, o caminho na catequese é um caminho para se amar mais a Jesus, a Igreja, e não por uma obrigação”, dizia o padre aos catequistas.
Coordenadores de catequese e a coordenação diocesana estão reunidos no dia 26 de junho com todo o clero, na Reunião Mensal do Clero, onde abordarão esse conteúdo como novo caminho da catequese para toda a Diocese.
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR
VEJA OUTRAS FOTOS AQUI