Na quarta-feira, 23 de março, secretários e secretárias paroquiais de paróquias que abrangem o Setor Rio Azul, participaram de uma formação sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); Lei nº 13.709/2018 nas igrejas. A lei tem a finalidade de ajudar a cuidar com atenção e responsabilidade dos dados pessoais dos fiéis e também favorecer a Igreja a se adequar à essa legislação. A Théos, empresas que oferece o Sistema Eclesial usado nas paróquias da Diocese está dentro das exigências dessa Lei.
A formação que se deu na sede da catequese da paróquia, acolheu secretários das paróquias São Joaquim e Santa Ana, de Paulo Frontin; da Paróquia São Pedro, de Mallet; da Paróquia Senhor Bom Jesus, de Rebouças e da Paróquia anfitriã, Sagrado Coração de Jesus, de Rio Azul.
O encontro contou ainda com a presença de alguns padres e um diácono transitório. Padre Evaldo P. Karpinski, ecônomo da Diocese, e Welinton Luis Giovanoni, auxiliar administrativo da cúria diocesana, auxiliaram na formação. “A Igreja e todas as suas entidades devem estar de acordo com as disposições legais, de modo a proteger os dados dos fiéis, e ao mesmo tempo evitar responsabilizações e penalidades que podem ser muito pesadas”, comentou Welinton Giovanoni.
Para essa implantação, as igrejas devem passar por diversas etapas, como consentimento pessoal, tratamento, proteção, acesso, exclusão e demais recomendações. Em cada etapa, existem adequações para que favoreçam a implementação desse sistema.
Além das abordagens sobre a LGPD, padre Evaldo e Welinton passaram ainda algumas orientações práticas do trabalho nas secretarias paroquias, entre elas a ética no atendimento; a atenção com amor aos mais simples e pobres; e a atenção às questões burocráticas, administrativas financeiras em relação a toda a paróquia e a Diocese. “O encontro foi um sinal de compromisso com o Plano de Evangelização da Diocese e também sinal de comunhão entre as paróquias do Setor. Padre Evaldo lembrou inclusive que todos os secretários e secretárias são funcionários da empresa Mitra Diocesana, mas também uma família”, partilhou um dos participantes.
Texto e foto: Pe. Wilibrodus Paulus Wedho (SVD)
Vigário Paroquial de Rio Azul
Parabéns pelos trabalhos aí na paróquia
A 20 anos atrás eu acompanhava grupos de jovens aí na região
Porto soares
Charqueadas
Invernada
Barra do Rio azul
Hoge .sou membro da paróquia santíssima trindade do Vilas oficinas
Em Curitiba PR
Mas estou sempre acompanhado os trabalhos das paróquias pelo Paraná
Quero um dia participar de uma celebração aí com vocês
Abraço a todos