Ainda dentro das Transferências anunciadas por Dom Walter Jorge no início de dezembro de 2021, nesta semana padre Alisson Marlon de Moura, que estava até então como vigário paroquial na paróquia São Mateus, em São Mateus do Sul, assumiu o ofício de Diretor Espiritual do Seminário Diocesano Rainha das Missões e também responsável pelo Seminário Propedêutico São João Paulo II, inaugurado no mesmo ato, em celebração solene na segunda-feira, 07 de fevereiro.
O Seminário Propedêutico, ou também chamado Seminário Menor fica na BR 476, no Trevo próximo ao Hospital Regional, em União da Vitória, na Casa antes das Irmãs do Instituto Palazzolo.
Preparado para ser em local diferenciado do Seminário Maior Rainha das Missões no Centro de União da Vitória, o Seminário Propedêutico tem a finalidade de acolher os novos vocacionados que ingressam no Seminário, para terem uma formação propedêutica, preparatória, antes de iniciarem os Cursos de Filosofia e Teologia, e as demais formações do Seminário Maior que recebem o nome de Etapa do Discipulado e Etapa da Configuração.
Com o Retiro Vocacional que aconteceu nos dias 05 e 06 de dezembro de 2021 e o Estágio Vocacional que se deu nos dias 22 e 23 de janeiro deste ano 5 vocacionados ingressaram no Seminário, inaugurando a Etapa do Propedêutico, em nova casa. Welerson Fernando Giovanoni, da paróquia São Joaquim e San’Ana, de Paulo Frontin; Lucian de Pauli Jaros, da paróquia São José, de Antonio Olinto; André David Piskorz, da paróquia Senhor Bom Jesus, de Rebouças, e dois jovens da Paróquia Santa Bárbara, de Bituruna: Mateus Nestor de Macedo, e Leandro Augusto Soares Ricardo.
Seminaristas Concluintes:
Se novos seminaristas ingressam para começar sua caminhada de discernimento vocacional, outros concluindo os estudos e outras formações no Seminário, começam o chamado Estágio Pastoral, quando são designados pelo bispo a auxiliarem em trabalhos pastorais em paróquias da Diocese, residindo nelas por um período de um ano. É o caso neste ano dos seminaristas Diego Kukul de Oliveira, natural de General Carneiro, da paróquia Nossa Senhora das Graças e São José, e do seminarista Cristian Majolo Boniatti, da cidade de Antonio Olinto, da paróquia São José.
O Seminário:
Criado em 1984 na Diocese, o Seminário Diocesano Rainha das Missões, de União da Vitória, formou dezenas de padres para a Diocese e para outras regiões do Brasil.
Os investimentos na formação, seja na parte estrutural material do Seminário, como em professores e em outras formações que exigem a preparação de um presbítero, contaram sempre com ajuda de benfeitores, doadores anônimos, promoções e festas das paroquiais, benfeitorias de fora do Brasil, e do trabalho de Movimentos da Igreja que se dedicam às vocações.
*Rogamos ao Senhor da Messe, que abençoe o Seminário Diocesano, que há 38 anos vem formando servidores na colheita do Reino. Que as Graças de Jesus, o Bom Pastor, se derramem pelos benfeitores, vocacionados, formadores e consagrados de nossa Diocese.
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória