Quatorze pasconeiros e pasconeiras da Diocese de União da Vitória, representando algumas paróquias, participaram do primeiro encontro formativo do ano. O encontro aconteceu na paróquia São Carlos Borromeu, em Paula Freitas, no dia 19 de fevereiro, das 14h às 18h.
Com dois anos de implantação na Diocese, a Pastoral da Comunicação vem aos poucos se formando nas paróquias, sendo composta por leigos que amam a comunicação e desejam ajudar a Igreja a melhor comunicar a Mensagem de seu mestre Jesus.
A abertura do encontro foi feita pelo padre João Francisco Sieklicki, pároco de Paula Freitas e Assessor Diocesano de Pastoral, que conduziu uma Leitura Orante da Palavra de Deus, extraída do Evangelho de Mateus. Na sequência, o Pasconeiro Welinton Luiz Giovanoni, partilhou a Mensagem do Papa Francisco, lançada no dia 24 de janeiro, para o Dia Mundial das Comunicações Sociais a ser comemorado em maio deste ano.
O encontro, conduzido por Marcelo S. de Lara, coordenador diocesano da Pastoral da Comunicação contou com momento de espiritualidade; partilha de experiências de ações realizadas nas paróquias; dinâmicas de grupo conduzida pela equipe de recepção da Paróquia, e estudo sobre a identidade da Pascom e seus 4 Eixos: Espiritualidade, Formação, Articulação e Produção.
A missão dos pasconeiros agora é animar ainda mais a Pascom em suas paróquias, convidando mais pessoas a ingressarem, e com o apoio dos padres, diáconos e lideranças de outras Pastorais e Movimentos, escutar as necessidades que a paróquia tem no que se refere a todo seu processo comunicativo da mensagem do Evangelho, e dar passos com ações para suprir essas necessidades.
Com a Pascom implantada na Diocese de União da Vitória, no dia 08 de fevereiro de 2020, muitos serviços valiosos foram realizados pelos pasconeiros nesse tempo, em especial na Pandemia, aproximando as pessoas da Igreja, e mantendo-as em contato com a Palavra de Deus, por meio das diversas ferramentas de comunicação. Estas e outras ações, como ações sociais, produção de material informativo, foram partilhas pelos pasconeiros na reunião.
O encontro formou também a Equipe Diocesana da Pascom, que terá seus encontros formativos de estudos dos Documentos da CNBB sobre comunicação, possibilitando que esse conhecimento chegue aos pasconeiros de cada paróquia onde está o serviço da Pascom. A Pastoral da Comunicação da Diocese conta também agora com um padre assessor, anunciado no encontro pelo padre João Francisco. Foi então nomeado para assessorar a Pascom na Diocese, o padre Ronaldo Adriano Rodrigues, que atualmente atua em São João do Triunfo.
O próximo encontro diocesano com todos os pasconeiros da Diocese está marcado para o dia 20 de agosto. Enquanto isto, os pasconeiros acompanham também as formações online e presencial oferecidas pelo Regional e pelo Nacional.
Na Diocese de União da Vitória uma das missões dos membros da Pascom, além das atividades paroquiais, está a Celebração do 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais, a ser celebrado no dia 29 de maio deste ano, Festa da Ascensão do Senhor.
Setor de Comunicação
MAIS FOTOS DO ENCONTRO