O sábado, 05 de fevereiro foi mais uma data importante para toda a Diocese de União da Vitória, que acolheu em seu presbitério, dois novos diáconos transitórios, que se preparam para o sacerdócio.
Diego Ronaldo Nakalski e Douglas Ribaz, após concluírem seus estudos no Seminário Diocesano e terem feito um ano de Estágio Pastoral na Paróquia Catedral e na Paróquia São José, em Antonio Olinto, receberam pelas mãos de Dom Walter Jorge, bispo diocesano, o 1º Grau do Sacramento da Ordem, o Diaconado.
Na celebração de ordenação, que se deu na Paróquia São José, em Antonio Olinto, às 10h, Dom Walter expôs aos dois seminaristas que seriam ordenados, e ao povo presente, o sentido do Ministério Diaconal que os seminaristas receberiam.
Segundo Dom Walter, aquele que recebe o Diaconado, e assim também o Sacerdócio, deve ter na alma a marca do serviço, revelado pelo próprio Jesus, porque a alegria maior de qualquer pessoa é dar a vida pelo outro.
Áudio de Dom Walter Jorge
“Quando colocarem aquela estola no peito de vocês, deixem o coração de vocês serem transpassado pelo desejo de serem servidores. O Diaconado deve imprimir na alma a marca do serviço, como nos ensina Cristo. Serão então animadores do serviço na Igreja, porque a Igreja é servidora. Ninguém pode se pretender consagrar a Deus sem se consagrar ao povo de Deus. Douglas e Diego, não tenham medo de servir”, dizia Dom Walter Jorge.
Dirigindo-se a cada um deles, Dom Walter Jorge ainda reforçou que não buscassem na vida e no Ministério a satisfação das próprias necessidades, mas que se doassem no amor e no serviço ao próximo.
Áudio Dom Walter Jorge
“Douglas… envelheça nesse amor que gasta sua vida com as pessoas. Não fique olhando as suas necessidades. O ser humano é um poço de necessidade sem fim. Diego… ame e então você será livre. Quanto mais você sair de si mesmo, tanto mais você encontrará o amor. Foi assim que Jesus fez. Amigo de Jesus, amigo dos pobres, porque Deus se fez assim, mais próximos dos mais necessitados”, concluiu o bispo, momentos antes do Rito da Ordenação.
A missa de ordenação acolheu alguns padres da Diocese, diáconos Permanentes, seminaristas, religiosas e religiosos, além dos fiéis da comunidade local, das paróquias onde os dois diáconos passaram, familiares, padrinhos de ordenações e leigos que se envolveram tanto na caminhada vocacional dos dois novos diáconos quanto na organização e realização de toda a celebração, fazendo do momento um evento de júbilo para a paróquia São José, de Antonio Olinto, e para toda a Diocese de União da Vitória.
Os agradecimentos dos dois Diáconos ao final da celebração expressaram gratidão por todas as pessoas que desde o início do seu despertar vocacional estiveram ao lado deles, no apoio com as orações, na formação e no incentivo à consagração que se doaram.
Diácono Diego e Diácono Douglas auxiliarão agora os padres nas paróquias às quais forem designadas pelo bispo, onde ficarão até o momento da ordenação sacerdotal, que pode acontecer ainda neste ano ou no início de 2023.
Que Maria, Rainha e Mãe dos Vocacionados esteja ao lado destes novos consagrados ao serviço do Reino do Pai, e que por estas ordenações toque o coração de novos vocacionados ao mesmo serviço, despertando vocações masculinas e femininas para a Igreja.
Texto e Fotos: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR
GALERIA DE FOTOS