No dia 03 de dezembro de 2021, Dom Walter Jorge, bispo diocesano anunciou novas transferências no clero da Diocese, mudando alguns padres de paróquias e funções que exerciam, como o Seminário Diocesano.
As Transferências começaram no início do mês de janeiro com as celebrações de Posses dadas pelo bispo diocesano nas paróquias que acolheram os novos padres.
O Rito de Posse que se dá dentro da celebração eucarística consta de alguns momentos como: a Leitura da Portaria de Nomeação; Profissão de Fé e Juramento de Fidelidade que o padre realiza diante do bispo; entrega simbólica das chaves da Igreja e do Sacrário (local onde se encontra o Jesus na Eucaristia); entrega da Estola expressando o serviço do padre na nova paróquia; momentos diante do Sacrário, da Pia Batismal e do Confessionário, onde o padre administra alguns dos Sacramentos; a Leitura da Ata de Posse seguida da assinatura pelo bispo, padre e membros do Conselho da Igreja; e as primeiras palavras do padre dirigidas ao seu novo rebanho.
Na Paróquia São João Batista:
No dia 02 de janeiro, às 9h, fiéis da comunidade de São João do Triunfo viveram esse dia importante com a Posse dos padres Mauro Sérgio Portela dos Santos e do padre Ronaldo Adriano Rodrigues.
Motivados pela acolhida dos fiéis, com representantes das mais de trinta comunidades do interior, e representantes de Pastorais, Movimentos e das Irmãs religiosas da Sagrada Família que atuam na paróquia, os dois padres assumem a Paróquia São João Batista entusiasmados pela nova missão, que traz alegrias e também desafios.
Entre os desafios, padre Mauro, que estava na paróquia como Vigário Paroquial com o padre Fabiano, e agora assume como Administrador Paroquial, comentou da preocupação em resolver o problema estrutural da igreja matriz que sofre com diversas rachaduras nas paredes e no piso, com algumas delas indo da nave da igreja (onde fica a assembleia) até o presbitério (local onde fica o altar). “Este problema já vem de algum tempo e vamos precisar faze agora mais um laudo para avaliar a real condição. Na nossa missa de Posse nosso bispo nos orientou que vendo a necessidade as missas precisarão ser celebradas no salão. Estamos com o padre Ronaldo agora assumindo este desafio que também faz parte da missão e queremos animar nossa comunidade a estar conosco nesta obra”, comentou o novo Administrador.
Padre Ronaldo, que antes estava no Seminário Diocesano, atuando como diretor espiritual e agora residirá com o padre Mauro, comentou da receptividade do povo. “Senti uma acolhida muito sincera. Na minha rede social já havia lido muitas mensagens de acolhida e pude sentir de verdade mesmo no dia da Posse. Os cumprimentos eram alegres, espontâneos, sentia que vinham do coração mesmo. Junto com o padre Mauro queremos acolher bem o povo, ajudando que tenham uma participação sempre consciente da fé”, expressava padre Ronaldo, em uma conversa informal.
A cidade que carrega uma característica interiorana, agregada à fé de uma cultura mesclada de Poloneses e Caboclos, que cultivam a espiritualidade e as devoções cristãs são elementos fortes para que a missão dos novos padres seja frutífera, na cidade onde a famosa Gruta da Imaculada Conceição, local de fé e turismo religioso na cidade, completou 100 anos de seu surgimento, em 2021.
Na Paróquia Sagrada Família:
No dia 08 de janeiro, na missa das 19h, a paróquia Sagrada Família de Nazaré, em União da Vitória, que até então estava sendo conduzida pelo padre José Chipanski, acolheu seu novo pároco, padre Evaldo Przywitowski Karpinski, que estava no ofício de pároco na paróquia de Paulo Frontin.
Natural da cidade de São Mateus do Sul, padre Evaldo tem 49 anos de idade e foi ordenado sacerdote em 2012, completando em maio de 2022, 10 anos de padre. Atualmente exerce na Diocese a função de Ecônomo. Passou pelas paróquias da cidade de Porto Vitória; Paula Freitas, Paulo Frontin, e no Seminário Diocesano. A missa contou também com a presença do padre Marcelo Antonio Rosa, reitor do Seminário Diocesano, do seminarista Ademir, natural da paróquia, membros do Conselho Paroquial e demais fiéis da comunidade. Padre Evaldo contará também com o auxílio do padre João Henrique Lunkes nos finais de semana, o qual atua como Diretor de Estudos no Seminário Diocesano.
Na Paróquia Nossa Senhora de Fátima:
Ainda em União da Vitória, no mesmo dia 08 de janeiro, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do Bairro São Bernardo, acolheu na missa das 19h, o padre José Chipanski, como novo colaborador na paróquia.
Padre José deixando o oficio de pároco da paróquia Sagrada Família, de União da Vitória, passa a residir na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em União da Vitória, auxiliando o padre Mário, pároco.
Padre José Chipanski é natural de Porto União – SC, e tem 48 anos de sacerdócio. Completados 75 anos de idade em dezembro de 2021, padre José passou por várias paróquias da Diocese nesse tempo, atuando em paróquia de União da Vitória, Rebouças; Paulo Frontin; São João do Triunfo, Porto Vitória, São Mateus do Sul e Paula Freitas. Por muitos anos foi também o Vigário Geral da Diocese.
Na Paróquia São Joaquim e Sant’Ana:
Com a transferência do padre Evaldo Karpinski da Paróquia São Joaquim e Sant’Ana, onde ficou por 11 meses, fiéis da cidade Paulo Frontin, receberam no domingo, 09 de janeiro, na missa das 9h, o padre Alcione Zanin, como seu novo pároco. A missa de Posse com o bispo diocesano, que se deu às 9h, acolheu além dos fiéis da comunidade local, também fiéis e familiares vindos da sua paróquia anterior, Senhor Bom Jesus, de Rebouças, de onde é natural.
Celebrando a Liturgia da Festa do Batismo do Senhor, entrada do Tempo Comum na Igreja, Dom Walter Jorge falou da importância do Batismo de Jesus que tem grande relevância na vida individual e comunitária do cristão “O dia do seu batizado é o dia mais importante de sua vida, porque sem o Batismo, nada teria sentido. Nesse dia você se tornou filho, filha de Deus e unido à Deus em Cristo. Em nós não há distinção, somos um só corpo em Cristo. Padre Alcione, ajude esta comunidade a ser uma comunidade viva, assumindo seu Batismo”, refletia Dom Walter.
Ao final da celebração, padre Alcione dirigiu suas primeiras palavras aos fiéis de sua nova comunidade. “Quero dizer ao povo de Frontin, que desejo que sejamos uma família nesse tempo por aqui; que assumamos isso como um compromisso de vida, vivendo juntos as alegrias e as tristeza. Que superemos juntos os obstáculos. Esse é o meu desejo e o meu propósito”, partilhou o novo pároco.
Na Paróquia Senhor Bom Jesus:
Também no dia 9 de janeiro, na cidade de Rebouças, às 19h, ocorreu a posse de Fabiano Bulkovski como novo pároco da paróquia Senhor Bom Jesus. A celebração teve a presença de padres, seminaristas, ministros da eucaristia, representantes dos movimentos pastorais da paróquia, fiéis da comunidade e de Dom Walter Jorge Pinto, que presidiu a celebração e deu a Posse ao novo pároco.
Dom Walter Jorge solicitou que a comunidade acolhesse bem o novo pároco e falou da importância das mudanças de paróquias entre os sacerdotes. “A possibilidade de realizar as mudanças nas paróquias com a vinda de novos párocos é benéfica ao sacerdote e a comunidade. Dessa maneira ocorre o compartilhamento de experiências e a adoção de novos estilos. Por isso peço a comunidade que realize uma boa acolhida ao padre Fabiano que em conjunto possa ser realizado um belo trabalho nas pastorais e movimentos da Igreja”, comentou o bispo.
Em sua fala à comunidade reboucense, padre Fabiano disse que os paroquianos terão a presença de um pároco próximo das pessoas. “Serei um padre bem próximo e sempre disposto a ajudar no que for necessário. Serei sempre aberto ao diálogo, para assim conhecer a realidade da paróquia e auxiliar a quem precisar. As portas da casa paroquial e da Igreja estão abertas para todas as pessoas. Estou sendo muito bem acolhido. Certamente iremos realizar um belo trabalho juntos em prol da evangelização”, disse o novo pároco.
A paróquia Senhor Bom Jesus é a quarta paróquia que padre Fabiano assume, tendo atuado anteriormente em São João do Triunfo, de onde é natural, além de paróquias em Paula Freitas e São Mateus do Sul.
Em fevereiro:
Ainda no mês de fevereiro está para acontecer a Posse do padre Alisson Marlon de Moura, e do Padre Frei Francisco Ediran.
Padre Alisson, que atuava como Vigário Paroquial na paróquia São Mateus, em São Mateus do Sul, atuará na Equipe Formativa do Seminário Diocesano Rainha das Missões, em União da Vitória, como Diretor Espiritual e responsável pela formação do Propedêutico (Seminário Menor), acompanhando os seminaristas que ingressam no Seminário. A Posse do Padre Alisson se dará no retorno das atividades do Seminário, que acolhe os seminaristas nos dias 05 de fevereiro, com Aula Inaugural do Instituto no dia 07 de fevereiro.
A Posse do Padre Frei Francisco Ediran, religioso da Congregação do Instituto Missionário Servos do Senhor (MsS), que atendem a paróquia Nossa Senhor do Rocio, em União da Vitória, se dará no dia 03 de fevereiro, na missa das 19h.
Padre Frei Francisco Ediran vem transferido pela Congregação, da Paróquia Senhor Bom Jesus, em Guarujá – SP, diocese de Santos, onde estava como pároco, para assumir a Paróquia Nossa Senhor do Rocio, em União da Vitória, no lugar do padre Frei José Balbino do Santos Filho, também religioso da mesma Congregação.
Postagem: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR
GALERIA DE FOTOS
Posse do Padre Alcione: – Imagens Setor de Comunicação da Diocese.
Posse do Padre Evaldo Karpinski: Imagens Ágatha Przybysz
Posse do Padre Mauro e Padre Ronaldo – Fotos de Arte e Campo
Posse do Padre Fabiano Bulcovski: Fotos de Cristiane Ferraz