A praticamente um mês do encerramento do ano letivo, seminaristas do Seminário Diocesano Rainha das Missões, de União da Vitória, realizaram seu Retiro Anual, que se deu na Casa de Retiros das Irmãs Ucranianas, na comunidade de Vera Guaraní, em Paulo Frontim.
O Retiro que teve início na tarde de 28 de outubro, com a Santa Missa, percorreu seus três dias com momentos de oração comunitária, espaços celebrativos penitenciais, marianos, adoração ao Santíssimo, e espaços de silêncio individual orientados pelos temas abordados pelo pregador.
O convidado deste ano para assessorar as conferências foi Dom Bento, padre e monge beneditino do Mosteiro da Ressurreição, de Ponta Grossa.
Na homilia da missa de abertura, que também contou com a presença dos padres do Seminário, Dom Bento destacou o imperativo do chamado vocacional. “O ‘vem e segue-me’ dito por Jesus aos Apóstolos ecoa também em nossas vocações”, motivava ele.
Ao longo dos três dias foram realizadas cinco conferências com os temas: “Vocação como um chamado à santidade”, dando destaque ao aspecto do amor; “O seguimento de Jesus Cristo”, refletindo que seguir Jesus é seguir aquele que se inclinou e lavou os pés dos discípulos; “O descobrimento do amor de Deus”, um amor que não é generalizado, mas personalizado. Se Deus me ama, como não me amar? Se Deus ama os outros, como não amar o próximo?; “O chamado vocacional como o encontro de duas liberdades”. Aquele que livremente responde, livremente serve e é feliz no que faz. E a última conferência, sobre o “Cego Bartimeu”, do Evangelho de Mc 10,46s. Bartimeu não ficou parado no momento do milagre, mas seguiu o Cristo pelo caminho.
Para o seminarista Daniel da Rosa, do 3° ano de Teologia, o Retiro anual são dias de profunda reflexão e oração sob o caminho proposto pelo pregador. “As reflexões nos ajudam a conformar a vida a partir do Evangelho dissolvido em cada pregação. O Retiro é também oportunidade de revisão do caminho espiritual já percorrido. Neste ano as reflexões motivaram cada um a se configurar ao Cristo Mestre, que vendo nosso coração aberto e disposto a sua palavra, vem com seu amor e nos forma discípulos”, partilhou Daniel.
Fazendo o Retiro pela primeira vez, o seminarista Vinícius Wendt, do Propedêutico e do 1° ano de Filosofia, comentou que a experiência foi muito agradável. “O lugar nos foi muito propício para ocasião. Dom Bento nos trouxe belas reflexões sobre a nossa vocação. Não saberia informar em qual momento específico há em nós uma transformação com o Retiro, ou de que maneira isso acontece, mas de alguma forma, o retiro nos anima, nos fortalece na caminhada vocacional”, disse o jovem.
O Retiro se encerrou no domingo, 31, pela manhã com a Santa Missa.
Informações: Seminarista Cristian Boniatti
GALERIA DE FOTOS