Após a instituição de 22 coroinhas e acólitos no primeiro semestre deste ano, a Paróquia São José Castíssimo Esposo da Virgem Maria, da cidade de Antonio Olinto viu a necessidade de dar uma formação para este serviço também nas comunidades do interior.
Na manhã do dia 14 de novembro, a Paróquia instituiu assim 55 novos coroinhas e acólitos: crianças, adolescentes e jovens que estarão a serviço do altar nas celebrações.
A formação aos novos coroinhas e acólitos foi feita pela coordenação da matriz, das comunidades, contando com a assessoria do seminarista estagiário Douglas Ribasz. A formação contemplou assuntos como: a missão do coroinha e acólito; a Liturgia; Santa Missa; a Celebração da Palavra; vasos litúrgicos; e também a parte prática do servir a Igreja. O seminarista destacou a alegria e o entusiasmo de todos, bem como o incentivo dado pelos pais e pelas comunidades. “É motivo de muita alegria para nossa paróquia. A gente percebia o entusiasmo de cada um desde as formações. Só temos a agradecer e louvar a Deus pela vida deles e agradecer a todos que tornaram esse momento especial”, falou o seminarista.
Áudio Seminarista Douglas
Padre Emerson Toledo, pároco, também estendeu agradecimentos a todos que apoiaram os novos acólitos. “É fundamental que cuidemos e incentivemos as crianças e os jovens no caminho do seguimento de Jesus; eles são o presente da Igreja. Na comunidade eles estarão ajudando a deixar as celebrações ainda mais bonitas’’, disse o padre, que ainda recordou as palavras do Papa Francisco: “O Senhor Jesus chamou vocês para servi-lo na liturgia da Missa. É uma ocasião única para encontra-lo, para amá-lo mais ainda, para se comprometer mais ainda com Ele. Se notaram, a Missa termina com as palavras do sacerdote. “Podem ir!”. Depois de ter servido Jesus durante a Missa somos chamados a servi-lo na nossa vida diária”, completou.
Para Amanda Veiga Faccin, da comunidade do Butiá, entrar como coroinha é motivo de felicidade e alegria também para sua comunidade, pois neste serviço poderá ajudar mais e melhor. “Gostei muito de se tornar um coroinha. Sinto que serei importante para minha comunidade’’, expressou ela.
Áudio da coroinha Amanda
Quem também expressou satisfação assumindo o serviço de Acólita na Igreja foi Emilly Vitória dos Santos Evangelista, vendo nele oportunidade de também crescer na fé. “Estou dando continuidade à minha caminhada de fé, agradeço a Deus a oportunidade de servir ao Seu altar. Prometo seguir esse caminho com muita responsabilidade e comprometimento’’, disse ela.
Áudio da Acólita Emily
Feliz pelo serviço assumido pelas crianças e adolescentes, a comunidade da paróquia pede a intercessão de Nossa Senhora, São José e São Tarcísio pela perseverança dos novos coroinhas e acólitos, desejando que tais serviços os fortaleçam em especial na vivência da fé.
2ª Pedalada Jovem
Ainda no domingo, 14 de novembro, a paróquia São José promoveu para a juventude da comunidade um momento de lazer, partilha, amizade, e muita devoção, com a 2ª Pedalada Jovem, organizada pelo Grupo de Jovens Geração Eleita.
Levando consigo a imagem de Nossa Senhora e de São José, o Grupo de ciclistas iniciou a pedalada em frente a igreja matriz percorrendo o caminho até comunidades do interior, ouvindo músicas católicas, conversando, e contemplando as paisagens.
No final do trajeto ao chegarem em uma capela, os ciclistas rezaram e receberam a benção sob a intercessão de São João Bosco, padroeiro da juventude. O encontro se encerrou com um lanche realizado em partilha pelo grupo.
Informações e fotos: Pascom da Paróquia São José
GALERIA DE FOTOS