A Paróquia Nossa Senhora do Rocio, de União da Vitória, inicia neste final de semana, 06 e 07, o novenário em preparação à Festa da sua padroeira, celebrada pela Igreja no dia 15 de novembro. Única paróquia na Diocese que carrega este título, a paróquia Nossa Senhora do Rocio foi fundada em 13 de março de 1970.
A pedido de Dom Antonio Mazzarotto, bispo de Ponta Grossa na época, o padre Francisco Filipak, pároco da Matriz de União da Vitória Sagrado coração de Jesus (hoje igreja Catedral), adquiriu um terreno para construir uma capela urbana. As obras de construção da capela se iniciaram no ano de 1961 e por ser aquela parte da cidade chamada “Sítio do Rocio”, a nova capela recebeu a denominação de Nossa Senhora do Rocio.
Administrada por padre de Congregações e também por diocesanos em sua história, atualmente a paróquia é conduzida pelos padres Missionários Servos do Senhor, tendo como pároco o padre Frei José Balbino dos Santos Filho e como vigário paroquial, padre Frei Francisco Pereira da Silva. Moram na paróquia também alguns seminaristas da Congregação.
Nossa Senhora do Rocio é também venerada pelos demais fiéis católicos do estado do Paraná, título dado em 1977 pelo Papa Paulo VI. O Santuário Paranaense fica na cidade de Paranaguá, litoral do estado.
Padre Frei José Balbino, atual pároco da paróquia em União da Vitória comenta da importância destes festejos aos fiéis, destacando o reconhecimento dado também pelo Vaticano o título de Nossa Senhora do Rocio como padroeira do Paraná. “Com a saída da imagem do Santuário de Paranaguá para visitar as dioceses, os fiéis começam a perceber e saber que Nossa Senhora do Rocio é reconhecida como padroeira do Paraná não só pelo Estado, mas também pelo Vaticano. Foi bonito e empolgou nossos fiéis quando o reitor do Santuário ao trazer a imagem em nossa paróquia disse que cada paróquia que tem o título de Nossa Senhora do Rocio é uma extensão do Santuário. Foi como se fosse um recado da Mãe do Rocio dizendo aos nossos fiéis não desanimem, se mantenham firmes na fé”, partilhou o pároco.
Áudio Padre Balbino, pároco.
A senhora Neusa Maria Dolinski Banaszeski, coordenadora diocesana da Pastoral da Pessoa Idosa e participante da paróquia comenta também a afirmação do padre e do Reitor do Santuário de que a paróquia carregando um dos títulos de Nossa Senhora, pode testemunhar muitas graças recebidas por fiéis paroquianos. “É uma paróquia Mariana, e com isso, muitas graças já foram testemunhadas. Estamos preparando o novenário a partir do dia 06, às 19h, com a troca de manto”, lembrou ela.
Áudio Neusa Maria
A devoção a Nossa Senhora do Rocio teve início no século 17, logo após a elevação do pelourinho em Paranaguá, em 1648. Quando, em 1686, os habitantes desta Vila, às margens de sua baía, foram assolados por uma peste, essa gente recorreu aos favores de Maria Mãe de Jesus, invocada neste título. Desde aí, Nossa Senhora do Rocio vem sendo o socorro das aflições dos devotos cristãos paranaenses.
Rocio era o perímetro das Vilas, onde terminava a povoação, o arruamento, e começava a se condensar orvalho matutino. Rocio quer dizer orvalho, em português arcaico. Nossa Senhora do Rocio é Nossa Senhora do Orvalho Matutino, Nossa Senhora do Amanhecer. A imagem da Virgem do Rocio foi encontrada numa pesca milagrosa, nas redes do Pai Berê, no século 17, na baía de Paranaguá. A primeira igreja foi edificada em 1813 e o Santuário Paranaense em 1920.
Na igreja Nossa Senhora do Rocio, em União da Vitória, uma das fiéis leigas participantes relatou duas graças recebidas no Novenário da Senhora do Rocio, testemunhando que no dia da troca do manto, que acontece sempre no 1º dia do Novenário, recebeu graças que pediu ao seu sobrinho.
Testemunho de uma Graça recebida.
As pessoas que recebem as graças confeccionam e oferecem o manto da imagem em cada ano. Ainda conforme o padre Frei Balbino, cada dia do Novenário um tema voltado à Nossa Senhora é foco de reflexão, além das orações, novenas e celebrações serem também destinadas a setores da sociedade como professores, trabalhadores em geral, e de modo especial neste ano aos profissionais da área da saúde, que estiveram na linha de frente na luta contra a Covid -19.
A Festividade terá seu ponto alto no dia 15, com carreata, e missa presidida pelo bispo diocesano.
PROGRAMAÇÃO DO NOVENÁRIO
Banner produzido pela Congregação dos Missionários Servos do Senhor.
Postagem: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR