No dia 06 de novembro, o grupo de jovens “Geração Eleita” da paróquia São José, de Antônio Olinto, promoveu um encontro para a juventude, vivenciando o DNJ (Dia Nacional da Juventude).
Com a temática sugerida pela CNBB para 2021 “Que sejam um”, do Evangelho de Jo. 17,21, os jovens puderam experimentar o Dom da unidade. O momento celebrativo da juventude foi conduzido pelo padre Rodrigo Ribas, da paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro, de Irati, diocese de Ponta Grossa.
O padre motivou os jovens a refletirem os vários lugares onde se deve viver a unidade: família, comunidade, colégio, trabalho, grupo de jovens, além de comentar que a palavra Unidade vem de encontro com o amor. “Vejam que no grande amor de Cristo por nós, Ele mesmo pede aos discípulos que sejam unidos. Ele pede a cada um de nós que vivamos o dom unidade, para amarmos uns aos outros. Mas para tal, é necessário renunciar as ocasiões de divisão. Em quais momentos estou ferindo a unidade?”, dizia ele convidando os jovens a pensarem.
Outros momentos especiais foram a “caminhada jovem” com as imagens de Nossa Senhora e São José por ruas da cidade e a Adoração ao Santíssimo.
A Santa Missa, centro do encontro, celebrando a Solenidade de Todos os Santos, foi presidida pelo padre Rodrigo Ribas e concelebrada pelo padre Emerson Toledo, pároco em Antonio Olinto. O salmo da missa dizia: “É assim a Geração dos que procuram o Senhor”, vindo ao encontro com o nome do Grupo de Jovens da paróquia, motivando-os a procurarem sempre o Senhor, pois a meta de toda juventude cristã é a santidade.
Espaço de entretenimento aos participantes foi a “Cristoteca“, que promoveu partilha, alegria e fortalecimento da amizade entre eles.
Participante do DNJ, Bianca Mayer relatou que o Encontro promove aos jovens momentos sadios de entretenimento além de uma boa formação para a vida.
“A animação estava maravilhosa, deu para descontrair bastante e dar muitas risadas. Nos momentos sérios, de adoração, pudemos conversar com Deus e renovar a nossa fé. A pregação do padre Rodrigo mostrou que a base de um bom relacionamento com qualquer pessoa no mundo é estar bem consigo mesmo, que união e amor são peças fundamentais de um relacionamento, e que se aceitar é o primeiro passo para tudo isso”, partilhou a jovem.
Em entrevista aos veículos de comunicação da Diocese, um dos organizadores do evento comentou da importância do apoio e ajuda que tiveram por parte de quem de alguma forma contribuiu com o bom êxito do evento. “O grupo de jovens Geração Eleita agradece a todos os benfeitores que ajudaram para que o encontro acontecesse, a presença dos jovens, do padre Rodrigo Ribas, e o apoio também do padre Emerson Toledo e do estagiário Douglas Ribasz. Todo esse incentivo foi importante para nós”, agradeceu.
Ainda em novembro o Grupo irá realizar outros eventos e atividades, entre eles: o 11° encontro do ano, sempre com uma temática bíblica; a “Pedalada Jovem”; o “Cine Jovem”; momentos de lazer com futebol e vôlei; o término da gincana de reintegração do grupo; uma ação social com a doação de sangue, além da participação na Missa do 4º final de semana do mês, com os jovens servindo na liturgia.
*Que São João Bosco interceda por toda a juventude.
Texto e Fotos: PASCOM da Paróquia São José
GALERIA