Texto de Pe. Joviano Salvatti.
Inspirada pelo Espírito Santo, há tempos a Igreja vem investindo forças para despertar em todo o Povo de Deus a necessidade primordial de recolocar a Sagrada Escritura no lugar central da vida dos discípulos de Jesus Cristo e das comunidades e atividades eclesiais. Percebemos isso de modo muito claro na exortação Apostólica Pós-sinodal “Verbum Domini”, do ano de 2010, do Papa Bento XVI na qual ele nos diz: “(…) expresso o vivo desejo de que floresça uma nova estação de maior amor pela sagrada Escritura da parte de todos os membros do Povo de Deus” (DV 72). Isso nos leva a perceber nas entrelinhas, que a Palavra escrita de Deus ainda não ocupa o lugar central que deveria ser seu no agir dos cristãos e na vida das comunidades.
Na mesma Exortação Apostólica, o Papa Bento XVI propõe a “Animação Bíblica da Pastoral”, que mais ultimamente vem recebendo atenção e empenho por parte da nossa Igreja do Brasil, sendo, inclusive, lançado em 2021, pela CNBB o Documento de Estudos nº 114 que trata exclusivamente deste assunto e oferece para toda a Igreja do Brasil um belo e eficaz caminho para reanimar e tornar mais fecunda a Evangelização através da Animação Bíblica da Pastoral (ABP).
No dia 12 de novembro, o clero da diocese de União da Vitória esteve reunido na Casa de Formação Cristã para mais um encontro geral, onde, na parte da manhã, contou com a presença do arcebispo Metropolitano de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo, que falou ao clero sobre a ABP a partir do Documento 114. Ele nos ajudou a compreender que a proposta da ABP não se trata de acrescentar mais uma “estrutura” ou de “engessar” a pastoral, e sim, proporcionar que todas as atividades pastorais costumeiras das comunidades, paróquias, pastorais, movimentos e lideranças, sejam realizadas a partir do encontro pessoal com Jesus Cristo, a “Pessoa que se comunica a nós através da Palavra”.
Ele refletiu ainda, que, a ABP quer contribuir para que toda a ação pastoral da Igreja e todos os seus agentes: bispos, padres, diáconos, religiosos (as), catequistas, MECEs, coordenadores de movimentos, conselhos e pastorais, recebam o “ânimo”, ou seja, a alma, a força interior que vem do encontro com o Senhor através da Palavra.
REFLEXÃO COM DOM PERUZZO.
Um dos caminhos possíveis e mais eficazes para que tudo isto aconteça, será a “Leitura Orante da Palavra de Deus”, que deverá ser vivamente ensinada e difundida para ser praticada entre todo o Povo de Deus e utilizada em todos os encontros e atividades pastorais e eclesiais.
Nossa Diocese está dando os primeiros passos na direção da acolhida e implementação da ABP. Juntamente com todas as demais Dioceses do Regional Sul II da CNBB, ela foi convidada a integrar a Equipe Regional da ABP sendo representada pelo seu Assessor Diocesano, Padre Joviano José Salvatti.
Na última reunião do clero, após a explanação de Dom Peruzzo, o clero assumiu o compromisso solicitado pelo assessor diocesano da ABP, de indicar, até ao final do mês de janeiro de 2022, uma pessoa por paróquia para compor a “Equipe Diocesana de Animação Bíblica da Pastoral”. A pessoa indicada deverá ser alguém que tenha familiaridade e amor pela Palavra de Deus.
A função desta equipe diocesana será a de dinamizar a ABP na Diocese através da difusão da Leitura Orante da Palavra, dos grupos bíblicos, e demais instrumentos e meios que o Espírito Santo inspirar para este belo caminho que, a Igreja, conduzida por ele, atualmente nos propõe!
Pe. Joviano José Salvatti
Assessor Diocesano da Animação Bíblica da Pastoral
Pároco da Paróquia Santo Antônio
Santo Antônio do Iratim – Bituruna – PR