Neste domingo, 14 de novembro, a Igreja celebra o 33º Domingo do Tempo Comum, Domingo no qual o Papa Francisco pediu que se celebrasse o ‘Dia Mundial dos Pobres’.
A celebração foi instituída pelo Pontífice em 2016 em sua Carta Apostólica Misericordia et Misera, emitida em 20 de novembro de 2016 para comemorar o fim do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. A data que foi celebrada pela primeira vez em 19 de novembro de 2017, no 33º Domingo do Tempo Comum, teve como tema “Amamos, não com palavras, mas com obras”, e na Mensagem daquele ano Francisco disse que “o Pai Nosso é a oração dos pobres”.
Além das orações dedicadas aos que mais necessitam, a Cáritas da Diocese de União da Vitória realiza com as paróquias neste final de semana, 13 e 14 de novembro uma campanha, pedindo para que no próximo domingo, 21 de novembro, Solenidade Litúrgica de Cristo Rei, os fiéis levem 1kg de alimento não perecível no horário da missa ou mesmo durante a semana nas secretarias paroquiais. Estes alimentos serão distribuídos pelas Pastorais Sociais àqueles que mais necessitam.
Áudio de Ivone Pasquali – Diretora Diocesana da Cáritas
Na mensagem para o 5º Dia Mundial dos Pobres deste ano, publicada em 13 de junho de 2021, o Santo Padre convida a Igreja e a sociedade para não apenas esperar que os pobres batam à nossa porta. Para Francisco, é “urgente ir ter com eles às suas casas, aos hospitais e casas de assistência, à estrada e aos cantos escuros onde, por vezes, se escondem, aos centros de refúgio e de acolhimento. É importante compreender como se sentem, os que estão a passar por necessidades e quais os desejos que têm no coração”.
No tema da Mensagem deste ano, “Sempre tereis pobres entre vós” (Mc 14, 7), o Papa diz que o rosto de Deus que Jesus revela é o de um Pai para os pobres e próximo dos pobres, e lembra que os pobres são verdadeiros evangelizadores, porque foram os primeiros a serem evangelizados e chamados a partilhar a bem-aventurança do Senhor e o seu Reino, se referindo à passagem do Evangelho de Mt 5, 3.
No Brasil, o Dia Mundial dos Pobres neste ano adotou-se o tema: “Sentes compaixão? ”, um convite a não ter indiferença frente ao sofrimento das pessoas em situação de vulnerabilidade e à crescente pobreza socioeconômica. O lema bíblico que inspira a celebração desta edição é: “Sempre tereis pobres entre vós”, extraído de Mt. 14, 7.
Contribuição: Cáritas Diocesana