Localizado no Distrito de Rio Claro do Sul, pertencente à Mallet, o Santuário Diocesano, que carrega o título de Nossa Senhora do Rosário fica há 9km da BR 476, entre União da Vitória e São Mateus do Sul. A comunidade que tem fortes raízes da colonização polonesa, teve sua igreja fundada em 16 de dezembro de 1896.
Preservando fortemente suas tradições e devoções religiosas, fiéis da comunidade prepararam um Tríduo em louvor à padroeira, celebrada no dia 07 de outubro.
O primeiro dia do Tríduo, 04 de outubro, teve as celebrações iniciadas com a Récita do Terço na gruta dedicada à Nossa Senhora de Lourdes, a pouco menos de 1Km da igreja, seguido de uma procissão até a Matriz.
A Santa Missa neste dia foi presidida pelo padre João Francisco Sieclicki, que é natural daquela comunidade, e que atualmente trabalha na Paróquia São Carlos Borromeu, em Paula Freitas. A preparação da Liturgia no primeiro dia do tríduo envolveu os membros do Movimento do Apostolado da Oração.
No dia seguinte, segundo dia do Tríduo, com a celebração preparada pela equipe de Catequese da paróquia, a Missa foi presidia pelo padre Evaldo P. Karpinski, ecônomo da Diocese e pároco da paróquia São Joaquim e Santana, de Paulo Frontim.
As celebrações do Tríduo contaram também com a presença de padres do Seminário Diocesano, sendo o caso do terceiro dia do Tríduo. Padre João Henrique Lunkes, Diretor Acadêmico do Seminário Diocesano presidiu a celebração nesse dia, que foi preparada pelos Ministros Extraordinário da Comunhão Eucarística (MECEs). Seminaristas do Seminário Diocesano também estiveram para a celebração.
O dia tão esperado pela comunidade, quando é celebrada a padroeira, contou com Missa Solene e bênção dos Terços. A Missa da Padroeira que teve a liturgia preparada pelo Grupo de Jovens da Paróquia ‘Jovens Conectados em Cristo’, foi presidida por Dom Walter Jorge, bispo diocesano, e concelebrada pelo pároco e reitor do Santuário, padre Nelson José Kovalski.
Em todos os dias preparatórios, assim como no próprio dia 07 de outubro, jovens, crianças, idosos e famílias em geral puderam participar das celebrações, ainda que respeitando como o tempo ainda exige, os protocolos da Pandemia da Covid-19. Transmissões ao vivo das celebrações pela página da paróquia ajudaram para que o momento de fé, tão importante para aquela comunidade pudesse atingir a todos os paroquianos e devotos de Maria, sob o título de Mãe do Santo Rosário.
Informações e Fotos: Débora Rodrigues
Pascom – Santuário Diocesano
Rio Claro do Sul – Mallet – PR
MAIS FOTOS