Na noite de 21 de setembro, Festa de São Mateus, Apóstolo e Evangelista, mais de 150 pasconeiros e pasconeiras de norte a sul do Brasil participaram de um dos encontros de formação promovidos pela Pastoral da Comunicação Nacional. Da Diocese de União da Vitória um grupo de aproximadamente dez pasconeiros estiveram conectados.
A vez foi do Grupo de Espiritualidade da Pascom proporcionar a formação. Em sintonia com a proposta da CNBB, para que no mês de setembro, Mês da Bíblia, se fizesse a reflexão da Carta aos Gálatas, o GT Nacional realizou com os pasconeiros uma Leitura Orante do Cap. 3, Vs. 26-29 da Carta aos Gálatas. “[…] vós todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus, pois todos vós, que fostes batizados em Cristo, vos vestistes de Cristo. Não há judeu nem grego, não há escravo nem livre, não há homem nem mulher; pois todos vós sois um só em Cristo Jesus. E se vos sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, herdeiros segundo a promessa”.
O Encontro que se realizou das 20h às 21h, contou com presença de Dom Neri José Tondello, bispo da Diocese de Juína, e membro da Comissão Episcopal para a Comunicação, e de Marcus Tullius, coordenador nacional da Pastoral da Comunicação.
Após momentos de silêncio, meditação e contemplação na Live, retomando o texto da Leitura Orante, Dom Neri lembrou do valor da diversidade existente na Igreja, que não expressa contradições, mas sim uma riqueza, pois a diversidade provém também de Deus, dos Carisma do Espírito. “O mesmo que fez a Unidade fez a Diversidade. A comunidade cristã é formada de muitos e diversos dons, e esta comunidade, Igreja Batismal, coloca todos no caminho do serviço com esses dons e carismas, não importando o lugar eclesial onde nos encontramos. A comunhão nos leva longe”, refletiu o bispo.
Ao final da Live, Marcus Tullius lembrou aos pasconeiros das próximas formações a serem realizadas no mês de outubro, entre elas a organizada pelo GT Formação.
Três dias de formação, 05,06 e 07 de outubro, das 20h às 21h30 serão focados na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) direciona especialmente para o trabalho da Pastoral da Comunicação. A Formação será transmitida pelo YouTube e pelo Facebook da Pascom Nacional.
Pelo Regional Sul 2 da CNBB, a próxima formação aos Pasconeiros se dará no dia 30 de setembro, com Dom Mário Spaki, bispo referencial para a comunicação, no Regional Sul 2, com o tema: Captação de Recursos para a Pascom.
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR