Realizada pela primeira vez de forma híbrida, com as dioceses reunidas presencialmente e, ao mesmo tempo, conectadas de modo online com as demais dioceses do Regional Sul 2, nos dias 24 e 25 de setembro, a 41ª Assembleia do Povo de Deus reuniu mais de 450 participantes entre bispos, padres, religiosos e religiosas, coordenadores de Pastorais, Movimentos, e convidados.
A assessoria foi por conta de Dom Ricardo Hoepers, bispo de Diocese de Rio Grande – RS e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Vida e Família da CNBB, que abordou o tema “Iniciação à Vida Cristã, Amoris Laetitia e Ano de São José”, propondo a metodologia “Escutar. Discernir. Propor”, usada também para a Campanha da Fraternidade 2022.
Em um primeiro momento, Dom Ricardo fez uma abordagem geral de escuta sobre o Doc. 107 da CNBB, que trata sobre a Iniciação à Vida Cristã, e as exortações do Papa Francisco Amoris Laetitia, que fala sobre o amor em famíliae Patris Corde, sobre São José. Em uma segunda fala o bispo fez uma abordagem de discernimento sobre a atual realidade, tratando de assuntos como a sociedade do cansaço, crise de paternidade, acontecimentos históricos, revoluções e a tecnologia. “Nosso intuito é propor um caminho focado no presente, e não no passado ou futuro e muito menos na aparência e desempenho. Incentivo a olhar e contemplar os processos, observando a realidade e personalizando esse itinerário”, explicava Dom Ricardo.
O primeiro dia de Assembleia, se concluiu com a Santa Missa, e após a celebração, os 15 participantes da Diocese de União da Vitória, partilharam sobre a riqueza das falas de Dom Ricardo e os aspectos que mais lhe chamaram a atenção, aprovando ainda por unanimidade o formato híbrido para o evento.
Também Dom Peruzzo, arcebispo de Curitiba e vice-presidente do Regional, em entrevista ao Regional, falou da riqueza de participação que o formato híbrido favoreceu, reunindo 6 vezes mais participantes do que quando feita presencialmente. “Sem dúvida, se trata de uma experiência de muita relevância. Se, por um lado, esse tipo de assembleia não substitui os encontros presenciais, por outro, podemos criar experiências de partilha, superando distâncias. Estou gostando do que vejo”, afirmou o arcebispo.
No sábado, segundo dia de assembleia, após o momento da oração, junto com as demais dioceses do Regional, os participantes ouviram uma síntese orgânica e integradora de Dom Ricardo, sobre os temas abordados, com vista a ação evangelizadora no Paraná.
Três perguntas foram enviadas às dioceses sobre os temas abordados. As ricas contribuições sobre as ações que podem ser tomadas para uma ação mais eficaz em cada realidade foram apresentadas no período da tarde. Para Dom Walter, bispo da Diocese de União da Vitória, a Assembleia foi frutuosa e mostrou que os caminhos da evangelização da Diocese estão corretos. “Lançamos nosso Plano Diocesano da Ação Evangelizadora que contempla a família e também a Iniciação à Vida Cristã. Estes são itinerários para o acolhimento dos fiéis”, expressou Dom Walter Jorge.
Em entrevista ao Site da Diocese, Pe. João Francisco Sieklicki, coordenador da Ação Evangelizadora, falou que a Assembleia do Povo de Deus veio reforça a caminhada que a Diocese de União da Vitória iniciou neste ano com o lançamento do Plano Diocesano. “A Assembleia é sempre uma oportunidade de encontro e reflexão acerca de algum determinado tema, refletindo sobre a vivência e a caminhada das famílias nas dioceses. A 41ª Assembleia do Povo de Deus, organizada pelo Regional Sul II vem de encontro também ao nosso Plano Diocesano, que escolheu a família como prioridade”, declarou o padre coordenador.
Áudio do Padre João Francisco – Coordenador de Pastoral.
A assembleia foi concluída com a Santa Missa, com cada Diocese celebrando em seu espaço de encontro, dando Graças por mais um passo dado na ação evangelizadora da Igreja do Paraná.
Matéria e fotos: Agatha Przybysz
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR
OUTRAS FOTOS