No último sábado do Mês Vocacional, 28 de agosto, o Seminário Diocesano Rainha das Missões, de União da Vitória, promoveu a Instituição de Ministério de Leitor ao seminarista Daniel da Rosa, da cidade de Rebouças, e a Instituição do Ministério de Acólito aos seminaristas Cristian Majolo Boniatti, de Antônio Olinto; Diego Kukul de Oliveira e Diego Ronaldo Nakalski, ambos da cidade de General Carneiro.
A Missa que teve início às 17h30, foi presidida por Dom Walter Jorge, Bispo Diocesano e concelebrada pelos padres Marcelo Antonio Rosa, Reitor do Seminário; João Henrique Lunkes, Vice-Reitor e Diretor de Estudos, e Ronaldo Adriano Rodrigues, Diretor Espiritual. Estiveram ainda na celebração, padre Sidnei José Reitz e padre Aquiles Ramos Berton, da igreja Catedral, e o padre João Ari Schulz, da Paróquia Nossa Senhora das Graças e São José, de General Carneiro.
Durante a homilia, Dom Walter falou da importância dos Ministérios na caminhada vocacional. “Leitor é aquele que cuida da Palavra. O Daniel, que a partir de hoje recebe este Ministério, vai entender que Deus o chama a amar a Palavra, a conformar seu coração a ela”, ressaltou Dom Walter, dirigindo-se ao seminarista.
Para os três que receberiam o Acolitato, o bispo falou sobre o serviço no altar e o importante passo no caminho vocacional. “O acólito é aquele que sabe como o padre vai servir ao altar. Um dia, quando vocês disserem ‘Isto é o meu corpo; Isto é o meu sangue’, não apenas dirão que é o Corpo e o Sangue de Cristo, mas terão sua vida misturada com a de Cristo, colocada em oblação no altar. Mas antes que isso aconteça, o Ministério do Acolitato os chama a amar o sacerdócio, o serviço do altar, a Eucaristia, centro da nossa fé”, incentivou Dom Walter.
Em entrevista ao site da Diocese, os seminaristas falaram sobre os Ministérios que receberam e a sua importância na caminhada vocacional.
Diego Nakalski, estagiário na Catedral, em União da Vitória, lembrou alguns dos passos que o seminarista passa nas etapas da formação até o sacerdócio. “Dentro dessa caminhada de discernimento vocacional, e de funções que são exercidas dentro da Igreja, nós primeiro somos admitidos às ordens sacras, reconhecidos perante a Igreja como seminaristas, depois somos Instituídos leitores, proclamadores da Palavra de Deus, e posteriormente Acólitos, que servem ao altar. Para mim é uma alegria receber esse Ministério das mãos do bispo, e poder servir a Igreja de forma mais intensa. É uma motivação vocacional para nós que estamos nesse discernimento”, disse Diego.
Cristian Majolo Boniatti, do 4º ano de Teologia, partilhou sua alegria no novo Ministério e pediu orações aos seminaristas e vocacionados. “É uma alegria dar esse passo, nesse estilo de formação, podemos dizer Catecumenal. Hoje nós servimos mais próximos do altar, servindo Jesus no Santo Sacrifício da missa, crescendo cada vez mais nesse chamado de entrega total, até chegarmos, se for da vontade de Deus e da Igreja, ao sacerdócio. Pedimos que rezem por nós, por todos os seminaristas, e para que suscitem mais vocações”, partilhou o novo Acólito.
Completando o trio dos novos acólitos, Diego Oliveira, também do 4º ano de Teologia, disse que o Acolitato lhe alegra em poder agora levar a Eucaristia às pessoas.
“Poder distribuir a Eucaristia na Santa Missa e até mesmo levá-la aos doentes é uma grande honra para nós. Nós somos convidados por este Ministério a nos conformamos Àquele que nós estamos levando às pessoas, à Jesus Cristo, sobretudo no convite a nos oferecermos em sacrifício, porque a Eucaristia é a oferta do amor de Cristo por cada um de nós, testemunhou ele.
Daniel Rosa, do 3º ano de Teologia, que recebeu o Leitorado, disse que se sente mais impulsionado a viver na força a Palavra de Deus. “O processo de formação dos futuros sacerdotes é composto por etapas e hoje eu inicio um novo período em minha formação recebendo o Leitorado. O Leitor é convidado a viver com mais afinco a Palavra de Deus, anunciando-a aos Homens e deixando-se de fato transformar por ela. A Palavra de Deus é essencial em todo o processo formativo, mas, a partir de agora ela toma um espaço especial em minha vida”, falou o novo Leitor.
Ao final da celebração o Reitor do Seminário agradeceu aos pais e familiares por cultivarem nos lares a vocação de seus filhos e por estarem sempre os acompanhando nesses passos importantes.
Texto e Fotos: Agatha Przybysz
Setor de Comunicação
GALERIA DE FOTOS