O dia 14 de agosto de 2021 é data que entra na história da Diocese de União da Vitória, marcando passo importante na sua caminhada evangelizadora.
Leigos, padres, diáconos, religiosos e seminaristas, reunidos junto com o bispo diocesano, promoveram em Evento Oficial o Lançamento do Plano Diocesano da Ação Evangelizadora 2021-2024.
Reunidos na matriz Nossa Senhora do Rocio, em União da Vitória, os participantes passaram por uma formação a respeito do Documento no período da manhã, realizando o Lançamento na missa solene às 15h30.
A formação para os participantes se constituiu do estudo do Documento, coordenado pelo padre João Francisco, Dom Walter Jorge, padre Joviano, padre Antônio Rodrigues e Padre Sidnei Reitz, que repassaram o conteúdo dos três Capítulos que contemplam o Plano.
Capítulo I – A Realidade da Família na Diocese de União da Vitória; Capítulo II – A Família Segundo o Plano de Deus; e, Capítulo III – Estratégias da Ação Evangelizadora.
O Documento também traz ao final, uma tabela para Sugestão de Cronograma para o Planejamento das Ações.
Padre João Francisco Sieklicki, Coordenador da Ação Evangelizadora na Diocese de União da Vitória, deu início ao encontro fazendo um momento de espiritualidade com base no texto bíblico de Lc 5,1-11 que narra a grande pesca feita pelos discípulos, após obedecerem a ordem de Jesus. “No momento que vivemos na história da humanidade, que nos causa medo, insegurança, Jesus vem nos dizer ‘Não tenhais medo’. Estamos aqui para o Lançamento do Plano Diocesano. Não tenhamos medo dos desafios. O Senhor está conosco também nesta missão da Evangelização em nossa Diocese”, motivou o padre Coordenador.
Dom Walter Jorge, bispo diocesano, lembrando as palavras do Papa Francisco exortou para a importância de a Diocese caminhar unida em um mesmo ideal de planejamento pastoral. “Esses momentos diocesanos são importantíssimos para caminhada da Igreja. O Papa Francisco vem a tempo falando do valor da Sinodalidade na Igreja, aspecto visível da comunhão Eclesial. Devemos em nossa Diocese também caminhar em unidade. Carreira solo na igreja mata e evangelização. Façamos tudo por amor. Deus não quer sacrifício, mas quer amor naquilo que fazemos”, mencionou o bispo diocesano.
Sendo a Família, a prioridade definida como foco na Evangelização para os quatro anos de aplicação do Plano, padre Sidnei ao falar da Iniciação à Vida Cristã, reforçou a importância de a Catequese ser iniciada na família. “As famílias precisam ser evangelizadas para poderem evangelizar. Sem a família o trabalho é mais difícil. A Catequese familiar é imprescindível para isso”, comentou o assessor da Catequese.
Ainda antes da celebração da Missa, padre João Francisco tratando da última parte do Documento, foi repassando e sugerindo ações que podem ser realizadas dentro dos quatro Pilares que foram definidos na metodologia do Plano: Pilar da Palavra, em 2021; Pilar do Pão em 2022; Pilar da Caridade em 2023, e Pilar da Missão, em 2024. “Atividades como: ter sempre a Bíblia presente nos encontros; fazer Leitura Orante; Formação para as Famílias nos Lares, como encontro de noivos; Formação para os MECEs; Escola Teológica para Leigos; motivar as Pastorais Sociais, são ações que deveremos estar realizando nesses próximos anos”, exemplificou o padre.
Ao final do encontro, o bispo diocesano retomou sua fala comentando aos participantes que a Ação Evangelizadora na Diocese precisa acontecer de modo apaixonante, onde cada fiel se envolva amando o que está fazendo, pois segundo ele, um envolvimento por amor na ação de evangelizar nas paróquias, por parte dos leigos e padres, gera frutos que permanecem. “Precisamos de pessoas que se apaixonem por esse Projeto em nossa Diocese. Pode mudar o padre de uma paróquia, mas se um serviço é feito pelo padre com os leigos, o trabalho não morre. Desejo que vocês se apaixonem pela nossa Ação Evangelizadora”, motivou Dom Walter Jorge.
No momento da Ação de Graças, na Missa de Lançamento, além do Plano Diocesano que os padres, religiosos; religiosas, seminaristas, diáconos e leigos tinham em mãos, o coordenador de Pastoral, padre João Francisco, entregou à cada um ainda o Documento de Estudos (114) da CNBB, “E a Palavra habitou entre nós” (Jo 1,14). Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias, como mais uma fonte e material formativo.
Devido a Pandemia da Covid-19, a missa contou apenas com a participação presencial de 113 pessoas entre clero, religiosos e leigos, que fazem parte da Equipe de Formação dos Setores. Os que receberam a formação nesse encontro irão agora repassá-la nas paróquias de cada Setor. Transmitida ao vivo pela internet, a missa pôde alcançar os fiéis diocesanos que não puderam se fazer presentes.
Para acolher os participantes de modo seguro, respeitando as exigências pedidas pelos protocolos de saúde, para se evitar o contágio do Coronavírus, fiéis colaboradores da paróquia Nossa Senhora do Rocio fizeram um grande esforço na preparação do evento, com muito zelo e cuidado para com os participantes. As marcações dos espaços na igreja para o distanciamento social, a aplicação do álcool em gel e a exigência no uso das máscaras tanto na igreja quanto no salão paroquial foram monitorados pelos organizadores.
A equipe de leigos da paróquia juntamente com os Freis, que prepararam toda a estrutura, inclusive as refeições, dispostas separadas para cada participante nas mesas, teve excelente êxito nos trabalhos, sendo elogiada na celebração, pelo bispo diocesano. “Agradeço aqui a paróquia, que fez com os padres e os leigos um belo trabalho para nos acolher bem. Tudo muito bem organizado de modo que pudemos realizar nosso encontro com tranquilidade e segurança. Meu muito obrigado e parabéns a todos pela organização”, externou dom Walter Jorge, ao final da missa.
A partir de agora, inicia-se o lançamento do Plano em cada Paróquia e também as formações paroquiais com suas ações de evangelização. Uma música temática para o Projeto de Evangelização, com o nome “Eu e minha família serviremos ao Senhor”, foi também composta, adaptada da canção “Eu e Minha Casa Serviremos ao Senhor” de Monsenhor Jonas Abib e Diácono Nelsinho Correia. A Canção em áudio será disponibilizada em nosso site em alguns dias. A letra com a cifra e sem a cifra pode ser baixada clicando AQUI.
REVEJA ABAIXO: FOTOS, E A SANTA MISSA
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória
GALERIA DE FOTOS