Abrindo o mês das vocações, na tarde de sábado, 31 e julho, 11 jovens participaram de um encontro vocacional promovido pela Paróquia São José, de Antônio Olinto.
Com o tema ‘Vocação, Graça e Missão’, os jovens tiveram conversas sobre vocação sacerdotal, discernimento, vida do seminário, vida de oração, espiritualidade mariana, a missão do jovem na Igreja, e a vida de São João Maria Vianney, padroeiro dos padres.
O encontro foi assessorado pelo padre Marcelo Rosa, reitor do Seminário Diocesano, e pelos seminaristas Cristian Boniatti e Douglas Ribasz.
Padre Marcelo falou sobre a vocação a partir da espiritualidade do Bom Pastor, grande motivador para a resposta vocacional: “Pensar que Jesus nos chama e cuida de nossa vocação é maravilhoso. Independentemente do que eu escolha para minha vida preciso estar atento a voz do Bom Pastor que me chama a fazer algo precioso na vida’’, refletia o padre com os jovens.
O seminarista Cristian motivou os jovens a buscarem uma vida de oração, a intercessão de Nossa Senhora na caminhada de Igreja e na vocação, além de contar seu testemunho vocacional. “Nem sempre é fácil o discernimento vocacional; ele é desafiador, porém não estamos sozinhos quando rezamos. Cristo está conosco, e a nossa caminhada tem o amparo de uma mãe: Nossa Senhora’’, motivava o seminarista.
A busca de uma vida de santidade em modelos apresentados pela Igreja foi também reforçada pelo seminarista Douglas, que atua como Estagiário na Paróquia que sediou o encontro. “São João Maria Vianney é um dos grandes inspiradores para a vocação e missão na Igreja”, reforçava ele.
Um dos jovens participantes do encontro foi Lucian de Pauli Jaros, de 22 anos, que valorizou o encontro pela oportunidade em saber como buscar o discernimento. “Foi muito bom participar deste encontro que nos ajudou no discernimento da vontade de Nosso Senhor sobre nossa vida. As experiências de quem já vivenciou tudo isso também é uma ajuda para nós. Iniciativas como essas são a riqueza da Igreja Católica, que ensina, ajuda e instrui seus filhos no caminho do céu”, comentou o jovem.
Com 14 anos de idade e estudante do 9º Ano, Bernardo José de Marafigo Rincon sentiu que o encontro lhe abriu os olhos para viver melhor a vida cristã no mundo e no seu dia a dia. “Para mim foi uma experiência muito boa. Aprendi mais um pouco sobre a vida religiosa. E os testemunhos que ouvi aumentam minha fé para ser um bom cristão e estar melhor servindo a Deus e ao próximo”, disse.
Também da Paróquia São Mateus, de São Mateus do Sul, houve a participação do jovem Éric, que também destacou a ajuda no discernimento. “É importante participar desses encontros para um melhor discernimento. A vocação acertada tem como meta um futuro feliz”, partilhou o jovem.
O trabalho de valorização e manutenção das vocações ganha um grande apoio na Igreja por parte de Movimentos e Pastorais que atuam nessa Dimensão.
Ao presidir ainda as duas outras missas do final de semana na Paróquia São José, o Reitor do Seminário agradeceu a comunidade por ajudar na manutenção do Seminário através das OVS e do Movimento das Capelinhas. “Nossa gratidão a todos vocês que ajudam na formação de nossos seminaristas, futuros padres. Eu e o padre Emerson, pároco de vocês, somos formados graças a cooperação e orações de todos aqui. Os seminaristas Cristian, filho dessa paróquia, e o Douglas, que hoje realiza seu estágio aqui também são frutos de seu amor, dedicação e oração pelas vocações”, externou padre Marcelo Rosa.
Seminário Diocesano: Preparando novas vocações
Pela impossibilidade que a Pandemia da Covid-19 causou para reuniões e encontros presenciais com grande número de pessoas, colocando a exigência do Distanciamento Social, o Seminário Diocesano não pôde desde o ano passado realizar encontros vocacionais presenciais com jovens vocacionados.
O contato com jovens interessados a ingressar no Seminário continua sendo feito pelos padres da Formação, contando com a ajuda dos seminaristas e também de padres e leigos envolvidos no trabalho vocacional nas paróquias.
Para fortalecer esse contato, a Equipe Formativa do Seminário Diocesano Rainha das Missões, de União da Vitória, padre Marcelo Antônio Rosa, Reitor, padre João Henrique Lunkes, Diretor de Estudos, e padre Ronaldo Rodrigues, Diretor Espiritual estão programando encontros online com os vocacionados para melhor conhece-los, bem como realizar visitas nas paróquias, celebrando missas e conversando com os padres, e jovens interessados a seguir a caminhada sacerdotal. “Precisamos fazer essas ações para irmos conhecendo melhor os jovens que pretendem ingressar no próximo ano. Queremos realizar encontros online com eles até o final deste ano para não perdermos o contato”, comentou padre João Henrique.
Além das ações promovidas pelo Seminário Diocesano, com os Encontros Vocacionais, grupos como As Zeladoras da Capelinhas, Equipes Vocacionais nas paróquias, e Movimento Serra, ajudam por meio das orações, ações de coletas destinadas ao Seminário e apoio vocacional, para que aqueles que se sentem chamados possam ter o apoio necessário para cultivar e amadurecer sua vocação.
Os jovens que sentem tal chamado e querem melhor discerni-lo, devem entrar em contato com o padre de sua paróquia, ou com o Seminário Diocesano, para ter uma conversa e começar um acompanhamento para o seu discernimento.
*Que Maria, Aquela que com generosidade deu o seu ‘Sim’ ao chamado que Deus a convocou, interceda neste mês das Vocações e por todo o sempre, por aqueles que sentem o coração bater mais forte pela Vocação Sacerdotal. E que assim aconteça também com aqueles que se sentem chamados a seguir as demais vocações existentes na Igreja.
Maria, Mãe das Vocações – Rogai por todos os vocacionados!
Contato Vocacional
Seminário Diocesano Rainha das Missões
Fone (42) 3523 4552
E-mail: seminario@dioceseunivitoria.org.br
GALERIA DE FOTOS