No sábado, 31 de julho, a paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Rio Claro do Sul – Mallet, reuniu 44 Catequistas para mais uma etapa de formação contínua da Catequese.
O encontro se deu na igreja Matriz e foi assessorado pelo Diácono Permanente Luiz Francisco Huk, de São Mateus do Sul.
As colocações realizadas pelo Diácono foram baseadas no Diretório de Catequese, do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização (Documento 61) e no Diretório da Catequese da Igreja do Brasil, (Documento 107 da CNBB). “A Catequese é um ato de natureza eclesial, que nasce do mandato missionário do Senhor (Mt. 28,19-20) ” expressa o nº 55 do Capítulo II do Documento. E ainda: “A Catequese, etapa privilegiada do processe de evangelização é geralmente voltada para pessoas que já receberam o primeiro anúncio, e em cujo íntimo, ela promove o processo de iniciação, crescimento e amadurecimento da fé”, escreve ainda o nº 56 do Capítulo, ao tratar da Identidade da Catequese.
Nas suas colocações, Luiz Huk ainda apontou aos catequistas que a Catequese bebe de sua fonte que é a Sagrada Escritura, e que a Tradição e o Magistério da Igreja repassam e interpretam a Mensagem. “O Magistério conserva, interpreta e transmite o depósito da fé. A Catequese é entre outras coisas uma mediação dos pronunciamentos do Magistério”, explicava o Diácono.
Segundo o pároco, padre Nelson José Kovalski, as formações terão continuidade ainda neste ano, nos meses de setembro e novembro.
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR
OUTRAS FOTOS