Em torno de vinte pessoas, entre membros do clero e lideranças leigas da Diocese, participaram da Reunião Formativa do Conselho Diocesano da Ação Evangelizadora da Diocese na tarde de sábado, 10 de julho. O encontro que aconteceu de modo Online, iniciou às 14h, e foi até às 16h30.
O primeiro momento da reunião teve as palavras de Dom Walter Jorge, bispo diocesano, o qual motivou os participantes a aproveitarem o máximo possível da Formação, fortalecendo no grupo a seriedade dos encontros e os bons frutos que tais formações podem gerar na vida das Pastorais e da ação na Igreja como um todo.
Na sequência, padre João Francisco Sieklicki, coordenador da Ação Evangelizadora, conduziu um espaço de espiritualidade como abertura do encontro.
Na fala sobre algumas Pastorais, Movimentos e Organismos, abordando questões do trabalho da Pastoral Familiar, padre Antônio Carlos Rodrigues apontou pontos específicos sobre a evangelização de namorados, noivos, recém-casados e casais em 2ª União.
O padre também reforçou a importância de se investir com afinco na formação dos agentes atuais e de agregar outros para um melhor trabalho com as famílias em geral.
Outro membro do clero a partilhar algumas palavras foi o padre Nelson José Kovalski, que falou sobre a Pastoral do Dízimo. Padre Nelson comentou também do empenho que se deve dar à formação dos agentes; os desafios encontrados na Pastoral do Dízimo para inclusive auxiliar as paróquias nesse tempo de Pandemia, e os passos já tomados
A Pastoral Litúrgica também foi abordada no encontro, com a fala do Diácono Alisson Marlon de Moura, que está à frente da Pastoral na Diocese. O Diácono enfatizou a preocupação que as paróquias devem ter na formação litúrgica nas Matrizes e comunidades, envolvendo MECES, leitores, o padre e a comunidade, com o objetivo de aperfeiçoar os trabalhos existentes na Liturgia, nos 44 de Diocese. “A Pastoral Litúrgica é a arte de conduzir os fiéis à uma melhor vivência do Mistério Pascal de Cristo. Nossa meta é aprimorar a caminhada litúrgica para que se tenha uma participação mais consciente, ativa e frutuosa”, definiu Diácono Alisson.
Outro espaço formativo para os agentes e membros do Clero foi o estudo sobre a Encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco, a qual trata sobre a Fraternidade e a amizade social. A explanação do Documento foi feita pelos seminaristas Diocesanos Diego e Douglas Ribasz.
*Toda a Diocese de União da Vitória está em preparação ao lançamento do Plano Diocesano da Ação Evangelizadora, que se dará no dia 14 de agosto, na igreja Matriz Nossa Senhora do Rocio, em União da Vitória. A cerimônia de Lançamento do Documento contará com uma formação ao clero e lideranças leigas, às 9h, e o Lançamento do Plano na celebração da missa, marcada para às 16h.
A próxima Reunião Bimestral Formativa para o grupo está marcada para o dia 11 de setembro.
Participantes da Reunião do Sábado, 10 de julho:
Dom Walter Jorge, Bispo Diocesano; Pe. João Francisco Sieklicki, coordenador da Ação Evangelizadora; Pe. Antônio Carlos Rodrigues, Pároco da Paróquia Santa Bárbara, em Bituruna; Pe. Nelson José Kovalski, Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Rio Claro do Sul; Diácono Alisson Marlon de Moura, estagiário na Paróquia São Mateus, em São Mateus do Sul; Diego Ronaldo Nakalski, estagiário na Catedral Sagrado Coração de Jesus, em União da Vitória; Douglas Ribasz, estagiário na Paróquia São José Castíssimo Esposo da Virgem Maria, em Antônio Olinto; Agatha Przybysz, secretária do Conselho Diocesano da Ação Evangelizadora; Ivone Magnani Pasquali, presidente da Cáritas Diocesana; Célio Reginaldo Calikoski, da Pastoral Catequética; Vanderlei Openkovski, da Renovação Carismátic Católica; Irmã Vera Alice, das Irmãs Mensageiras do Amor Divino; Aline Sebben, da Pastoral da Sobriedade; Neusa Maria Dolinski Banaszeski, da Pastoral da Pessoa Idosa; Aurélia Berton Ramos, da Legião de Maria; Antônio Moreira, do Terço dos Homens; Elcimar Voinarski Antunes, do Movimento dos Cursilhos de Cristandade; Terezinha Krul; Roseli Maria de Oliveira Silva, da Pastoral da Criança; Ozilda.
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória
Fotos e Informações: Aghata Przybysz