Religiosa da Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria, Irmã Eugênia Surmas, estará deixando a comunidade da paróquia São João Batista, de São João do Triunfo, no mês de agosto, após atuar nela por quase quinze anos.
Convocada pela Superiora da Congregação, a Irmã estará indo para a cidade de Triunfo, na Paraíba, cidade de 9 mil habitantes, com a missão de fundar uma nova Casa da Congregação. Junto com outras duas religiosas, sendo uma delas, Natali Gordia, da cidade de São João do Triunfo, da Diocese de União da Vitória, ajudarão nos trabalhos pastorais da paróquia Menino Deus. “Vamos iniciar nossa nova missão no dia 11 de agosto, Dia de Santa Clara, a qual vai ser a padroeira de nossa nova Casa. Junto comigo irá agora em agosto a Irmã Natali, aqui de São João do Triunfo, e mais uma outra Irmã que irá no início do próximo ano”, comunicou a Religiosa.
Fiéis da comunidade da paróquia São João Batista, começam a sentir muito a saída da Irmã, que atuou na paróquia de 2005 a 2015, quando foi para outra cidade, e retornou em 2018 para São João do Triunfo, onde estava até o momento.
Auxiliando em diversos trabalhos, desde a catequese, sua dedicação primeira, até na liturgia, segundo paroquianos, Irmã Eugênia não mediu esforços para ajudar na paróquia, desde a busca de recursos materiais para a construção de salas de catequese, como para investimentos no salão paroquial. Junto com membros dos Conselhos, os trabalhos de Promoções e Festas na paróquia sempre contaram com o envolvimento da Irmã à frente das atividades.
Nelci S. Borges, catequista na paróquia há cinquenta e um anos, acompanhou toda a atuação da Irmã e se despede enaltecendo o grande esforço da religiosa nos diversos trabalhos. “Ela foi uma pessoa deslumbrante. Dedicou sua vida em favor da comunidade. Estava sempre à frente dos trabalhos. Mobilizou as catequistas e conseguiu melhorar as salas de catequese. E não só materialmente, mas espiritualmente. Até nesta época de Pandemia, ela não deixou as crianças e nós catequistas sem trabalho, organizou apostilas e ia atrás das crianças para ajuda-las a não desistirem da catequese”, testemunhou Nelci.
A Catequista também pôde presenciar o trabalho da Irmã em ações de preocupação com pessoas enfermas, buscando recursos para essas pessoas. “Outra coisa… Ela ia atrás das pessoas que precisavam. Pessoas que faziam tratamento do câncer para ver se precisava de algo como, alimento, dinheiro e outras coisas. Ela está indo embora, mas vai fazer muita falta. Foi chamada por Deus para essa nova missão, mas está deixando plantas aqui e boas sementes. Ela é muito querida”, conclui Nelci, orgulhosa em poder ter convivido com a Religiosa.
Envolvida por anos também na Comissão da Paróquia, junto com seu esposo Joel, Nicéia Terezinha Pianoski Ferreira conviveu todos esses anos com a Irmã Eugênia. Sentida pela partida da Irmã, em entrevista ao Site da Diocese, Nicéia lembra dos momentos em que a religiosa ajudou o povo da cidade e também lhe deu apoio em momentos particulares da vida. “Eu trabalhei muitos anos com ela na paróquia. É uma pessoa que estendeu a mão a toda a população triunfense; deu a vida dela por São João do Triunfo. Ela tem uma força uma garra, estando todos os dias à frente nos trabalhos da Igreja, com aquele zelo pelas pessoas. Eu me emociono em falar, porque muitas vezes ela me estendeu a mão me orientando”, partilhou Nicéia, com a voz embargada, pela emoção.
Para a comunidade de São João do Triunfo, Irmã Eugênia que tem 43 anos de Vida Religiosa e que passou mais de dez anos servindo na paróquia de São João do Triunfo, é considerada uma mãe para os paroquianos, pela forma como atuou, se preocupando com tudo. Assim também testemunhou Marli Hipólito Dubinski, que no momento atua com seu esposo Elizeu no Conselho da Paróquia. “A Irmã Eugênia para mim é a mãe da paróquia, procurando estar envolvida em todos os trabalhos. Eu tenho uma grande admiração e carinho por ela. E nesses últimos dias está trabalhando para deixar tudo organizado, especialmente a catequese. Ela vai fazer muita falta na paróquia, mas sei também que Deus confiou essa missão a ela em outro lugar e cabe à nós aceitar e rezar por ela”, comentou Marli.
Emocionada também e sentindo muito a saída da Irmã, Osmarina Klutchkovski Vieira, secretária paroquial da paróquia São João Batista, diz que a Paróquia tem as marcas do trabalho da religiosa, mas, sabendo que sua saída faz parte da missão da religiosa, sente a alegria em poder partilhar a Irmã com a nova comunidade que a receberá, e que também tem suas necessidades.
“A Irmã Eugênia é sinônimo da paróquia São João Batista. Presenciamos a luta dela aqui quando veio em uma época bem difícil e esteve conosco nessa época de Pandemia. Ela tem um valor para nós que nem ela imagina. Mas é a missão dela e vamos dividir a nossa Irmazinha com o Triunfo da Paraíba. Que ela seja muito amada e muito bem recebida lá”, partilhou Osmarina, emocionada.
Com o início dos trabalhos da fundação da nova Casa da Congregação na Paraíba, em meados de agosto, segundo o pároco padre Fabiano Bulcovski, no domingo, 11 de julho, haverá uma missa de Ação de Graças às 9h, na matriz São João Batista, em São João do Triunfo, como agradecimento à Irmã por toda a dedicação dela pela paróquia e pelo município. “Iremos celebrar a missa do Domingo, dia onze, como Ação de Graças pelo trabalho dela aqui. Ela é muito querida pela comunidade. É muito ativa e marcou a paróquia com todo o serviço que prestou”, confirmou o pároco.
De família tradicionalmente religiosa, Irmã Eugênia tem diversos outros familiares que se consagraram para a Igreja, tendo na família, bispos, padres, diáconos e outros religiosos e religiosas.
Irmã Eugênia Surmas nasceu no dia 09 de novembro de 1955, em Rio Azul – PR. É filha de João Surmas (in memoriam) e de Antônia Klemba (in memoriam). Neta de Alexandre Surmacz e Balbina Biernaski; e Bisneta de Pedro Biernaski e Maria Filar.
Com 43 anos de Vida Religiosa, fez sua primeira profissão religiosa no dia 11 de janeiro de1978 e professou votos perpétuos em 01 de janeiro de 1983. Agora, assume a missão de fortalecer e ampliar o trabalho de Evangelização de sua Congregação, recebendo a missão de iniciar uma nova Casa Religiosa, com duas outras Irmãs, no dia 11 de agosto, na cidade de Triunfo, na Paraíba.
*A Diocese de União da Vitória, também vem expressar os sinceros agradecimentos e gestos de Louvores a Deus pela vida doada pela Irmã Eugênia Surmas nos trabalhos da Paróquia São João Batista. Seu testemunho de fibra e amor pela fé e pelas pessoas, expresso no cuidado com as crianças, adultos e famílias, ficarão como belas flores em um jardim muito bem cultivado.
Que Maria, Mãe do Lar de Nazaré, interceda e acompanhe a nova missão na fundação da Nova Casa Religiosa. Deus lhe acompanhe e lhe recompense Irmã Eugênia pela Consagração de sua vida, em especial, na Diocese de União da Vitória.
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR