Na noite de quinta-feira, 17, pasconeiros e pasconeiras da Diocese de União da Vitória, participaram da 2ª Formação pelo Regional do Paraná, que trabalhou uma segunda parte do conteúdos sobre Postagens e Redes Sociais. A Sala On-Line da reunião, agrupou de modo virtual lideres da Pastoral da Comunicação das 18 dioceses do Paraná, incluindo também as duas Eparquias do Rito Ucraniano Católico, reunindo um grupo de quase 300 participantes. Da Diocese de União da Vitória, em torno de 15 pasconeiros acompanharam a formação.
A formação foi continuada pelo Professor Renan Colombo, jornalista, formado em Ciência Política, doutorando em Ciência da Informação, e com experiência de trabalhos de comunicação também realizados em alguns veículos de comunicação no Brasil, o qual deu a primeira formação no dia 27 de maio (Reveja Aqui).
Entre os conteúdos abordados na segunda formação, Professor Renan falou da importância de avaliar os conteúdos que possuem um prazo de notícia e de consumo mais amplo e os que possuem menos, para serem publicados nas plataformas adequadas. “Nos stories por exemplo que somem em 24h, não seria bom publicar ali uma informação em que a data seja mais distante, mas é possível publicar várias vezes ou criar um cronograma de publicações postando diariamente até chegar ao dia do evento”, comentou o professor
Professor Renan também orientou os pasconeiros a observarem os indicadores na rede social que mostram se a publicação foi bem aceita e se chegou ao público desejado. “Os indicadores como quantidade de Likes, curtidas irão depender da quantidade de pessoas que seguem sua Rede Social para se ter uma noção. Uma alternativa é impulsionar os conteúdos, pagando um valor mesmo que baixo, para que o Facebook ou YouTube leve teu conteúdo a mais pessoas. Contudo é preciso investir aos poucos”, explicou o jornalista.
Atendendo a dúvidas dos participantes, o professor orientou sobre diversos outros assuntos ligados às publicações nas Redes Sociais, sendo elas, a quantidade de postagem de fotos em uma publicação; a possibilidade de correções de erros em postagens e também o cuidado com os direitos autorias ao uso de imagens.
Um testemunho também da Paróquia São José das Famílias, que se reunindo com a colaboração de fiéis da comunidade, conseguiram adquirir equipamentos de câmeras para fazer a transmissão das missas e programas de entrevistas criados na paróquia foi apresentado aos pasconeiros, motivando a todos na possibilidade da Pascom melhorar suas condições para a evangelização.
A próxima formação para os agentes da Pascom, à nível regional, se dará no dia 26 de agosto.
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR