Nesta semana, sexta-feira, 11 de junho, a Igreja celebra a Festa do Sagrado Coração de Jesus, uma devoção que ganhou grande impulso no século 17, mas que traz seus fundamentos nos textos da Sagrada Escritura.
A Diocese de União da Vitória, tem uma grande relação com a Devoção ao Sagrado Coração de Jesus desde 1917, quando a igreja, hoje Catedral de União da Vitória, recebeu sua pedra fundamental e foi dedicada ao Sagrado Coração.
Também na Diocese, as paróquias de Cruz Machado e da cidade de Rio Azul têm o Sagrado Coração de Jesus como seu padroeiro. E ainda a Fundação Sagrado Coração de Jesus, mantenedora da Rádio Educadora Uniguaçu 101.9 o celebram tendo ele por padroeiro.
Na igreja Catedral nesta sexta-feira, 11, as missas serão nos horários das 7h, às 10h, esta com transmissão pela Rádio Educadora Uniguaçu FM 101,9, e às 19h, presidida por Dom Walter Jorge, bispo diocesano. (As celebrações das 10h e 19h serão transmitidas pela página do Facebook da igreja Catedral).
Na sexta-feira e no sábado, a igreja Catedral também estará realizando venda de pastéis e sonhos no salão, bem como um bazar beneficente.
Padre Sidnei Reitz, pároco da igreja Catedral disse que a devoção ao Sagrado Coração de Jesus é o olhar para o coração de Deus. O pároco faz o convite aos fiéis para que se deixem tocar pelo Coração de Jesus. “O Coração de Jesus está sempre aberto e para fora porque vem ao nosso encontro em todos os tempos e lugares, onde quer que cada um de nós se encontre; e aberto para acolher em quaisquer circunstância que nos encontremos para sempre nos amar. Quem ama sempre se faz presente. Que cada um de nós transforme nossa fé em ações de amor, semelhante ao jeito de ser de Deus”, reflete o padre.
Áudio do Padre Sidnei
Na cidade de Rio Azul, que também tem sua paróquia e a cidade dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, a comunidade organizou um novenário, que teve início no dia 04 de de junho e segue até no sábado, dia 12. Mantendo os cuidados para não aglomeração de público nas celebrações, os padres pediram que viessem das comunidades apenas algum representante trazendo o padroeiro da capela, de forma a representar todas as famílias da comunidade na novena. “Como não podemos aglomerar muitas pessoas, a presença dos padroeiros das comunidades representam todas as famílias. Pedimos que as famílias preparem a imagem do Sagrado Coração de Jesus em suas casas acompanhando todos os dias a novena transmitida pelo facebook da matriz”, comentou o pároco, padre Mateus Nurak.
Áudio do Padre Mateus.
Ainda segundo o padre, a Festa do Sagrado Coração de Jesus vem inspirar os fiéis a como viver a vida segundo o coração de Deus. “No Sagrado Coração de Jesus encontramos esperança e força de como devemos cuidar a vida e agir como Deus age em nossa vida. Assim devemos testemunhar o mesmo na nossa jornada cotidiana como irmãos e irmãs”, refletiu o padre.
A missa solene em honra ao padroeiro em Rio Azul se dará no domingo, 13 de junho, quando haverá também após a celebração bênção de veículos e uma promoção com alguns prêmios, feita de modo online.
Outra paróquia da Diocese a celebrar o Sagrado Coração de Jesus será a paróquia da cidade de Cruz Machado. Segundo o pároco, padre Anderson Spegiorin, a paróquia celebrará o padroeiro com missa às 15h e Adoração ao Santíssimo Sacramento.
Relação da Diocese com o Sagrado Coração
A história da Diocese com o Sagrado Coração de Jesus começou com o lançamento da pedra fundamental da sua hoje igreja Catedral, em 20 de maio de 1917, na época a primeira igreja da cidade de União da Vitória, construída com a ajuda do Governo do Paraná, após o Acordo de Divisas, entre Porto União, que ficaria para o Estado de Santa Catarina, e a cidade de União da Vitória, que faria parte do Estado do Paraná. A inauguração da igreja contudo se deu no dia 15 de agosto de 1926.
Na angústia dos sofrimentos pela Guerra do Contestado, que tirava muitas vidas, o povo “aconchegou-se no Sagrado Coração de Jesus, tanto que expressou essa posição, ao denominar sua primeira igreja matriz, hoje catedral de União da Vitória, como Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus“. (Trecho do Livro – Matriz do Sagrado Coração de Jesus, União da Vitória – PR, 100 anos de História, do autor, Ulysses Sebben, transcrevendo o texto da Ata do lançamento da Pedra Fundamental).
A devoção era algo vivida ainda quando os fiéis na época participavam das celebrações na igreja Nossa Senhora das Vitórias, em Porto União. Com o Acordo das Divisas alguns fiéis agora fariam parte de um outro Estado, uma outra cidade, e em uma nova igreja, migrando também assim o pedido que Jesus lhes fortalecia nos corações aflitos naquelas circunstâncias: “Vinde a mim vós todos que estais aflitos e cansados que vos aliviarei”.
A estátua no Morro do Cristo:
Hoje, a cidade de União da Vitória manifesta com imponência a dedicação a seu padroeiro, com uma imagem do Sagrado Coração de Jesus situada no pico do Morro, chamado ‘Morro do Cristo’, inaugurada em 1968. A imagem que possui 27 metros de altura, e está fixada sobre um pedestal de 6 metros, abriga no seu interior uma capela. Seu projeto contou com a participação de Domicio Scaramella, prefeito na época e membro da Congregação Mariana Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e São José, e do senhor Pelágio Umpierre, gerente do banco Nacional do Comércio. O acesso até a imagem se dá por meio de uma escadaria com 224 degraus.
A Diocese também teve por providência também um bispo, membro religiosa da Congregação dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus, que foi Dom Agenor Girardi, o qual pastoreou a Diocese de 2015-2018, quando veio a falecer em fevereiro daquele ano. Seu corpo está sepultado na Capela lateral da igreja Catedral, em União da Vitória.
Desta forma, pode-se perceber o quão forte e importante é a ligação da Diocese com o Sagrado Coração de Jesus, a ser celebrado nesta sexta-feira, 11 de junho.
Conheça em detalhes a origem desta Devoção e seus Fundamentos, no link abaixo.
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR