No sábado, 15 de maio, dois seminaristas da Diocese de União da Vitória deram novos passos no processo formativo ao sacerdócio.
Além da formação na vida acadêmica, no Curso Propedêutico, Filosofia e Teologia, e nas Dimensões humano-Afetiva, Espiritual e Comunitária, a Etapa Pastoral e Missionária em períodos de Estágio nas paróquias com os padres é uma das fases da caminhada ao presbiterado (Sacerdócio Ministerial).
Esta etapa está sendo feita também pelo Seminarista Diego Ronaldo Nakalski, que no sábado, 15 de maio, foi apresentado na paróquia da Catedral, em União da Vitória, para dar continuidade ao seu Estágio Pastoral, o qual havia iniciado na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em São Mateus do Sul.
Diego foi apresentado na missa das 19h pelo padre Sidnei Reitz, pároco da Catedral. Além dos fiéis paroquianos, membros do Conselho da paróquia, seminaristas, e dos pais e irmãs do Diego, a celebração contou com a presença do padre Marcelo Antônio Rosa, reitor do Seminário, padre Aquiles Berton, vigário da Catedral, e Diácono Alisson Marlon.
Para o Seminarista Diego, o Estágio Pastoral é a oportunidade de perceber mais de perto o trabalho realizado pelo padre, sendo que no Seminário a formação tem uma base mais teórica. “O Estágio Pastoral é um tempo importante na vida do seminarista, pois o coloca na vida prática do padre. Estar morando na paróquia, junto com os padres, e estar junto ao povo, é totalmente diferente. Isso é enriquecedor na formação”, testemunhou Diego.
No Rito de apresentação, após a entrada do Seminarista com seus pais, o reitor do Seminário leu a carta de nomeação do Seminarista para paróquia, emitida por Dom Walter Jorge, bispo diocesano.
Também ao final da celebração, Reginaldo Rodrigues, membro da paróquia da Catedral, fez as boas-vindas ao Seminarista Estagiário, em nome da Catedral, suas comunidades, Movimentos e Pastorais.
O período de Estágio Pastoral deve durar ao menos um ano, quando é marcada então a ordenação diaconal.
Frei Manoedson, dos Frades Franciscanos, recebe o Leitorado
Também no sábado, 15 de maio, às 16h, o seminarista do Instituto Franciscano Servos Missionários do Espírito Santo, Frei Manoedson da Costa de Souza, foi instituído no Ministério de Leitor, Rito que torna aquele que recebe o Ministério, leitor oficial da Igreja. “Antes eu já realizava esse oficio de proclamar a Palavra de Deus nas celebrações, mas, agora foi uma forma toda especial na minha vida. Vou desenvolver esse Ministério com muita seriedade e deixar que a Palavra de Deus conduza todos os rumos da minha vida”, disse o seminarista.
A missa foi presidida por Dom Walter Jorge, bispo diocesano, e contou com a presença do padre Frei Jesus, Superior da Congregação; do Diácono Frei Agostinho, do Instituto Franciscano; do padre Marcelo Antonio Rosa, reitor do Seminário Diocesano; do Diácono Alisson Marlon; de outros membros do Instituto; e de fiéis e benfeitores da Acard I e Acard II, Instituição Social cuidadas pelos Frades.
Na sua reflexão, Dom Walter Jorge enfatizou o compromisso do Leitorado: “Caro filho, que sejas um homem de oração e da leitura orante da Palavra de Deus; que a graça de Deus te ajude sempre a fugir do pecado. Proclame sempre a Palavra de Deus com vigor no coração das pessoas”, exortou o bispo.
Atento às palavras do bispo, Frei Manoedson manifestou que deseja viver iluminado pela Palavra. “Quero deixar essas dimensões ser o centro da minha vida: a oração e a leitura orante da Palavra de Deus. Quero anunciar fielmente a Palavra aos meus irmãos de forma simples, humilde e eficaz”, testemunhou ele.
O seminarista ainda comentou que a herança da fé, de sua família, é um testemunho que o ajudou na vocação. “Seria impossível falar de minha trajetória vocacional sem falar do testemunho de minha família, a qual me deu um exemplo de vida, sobretudo dentro dos valores do Evangelho. Ao receber esse Ministério me sinto comprometido com a Palavra de Deus”, comentou ele, deixando ainda um recado aos jovens; “A você jovem eu digo que vale apena doar-se e se consagrar inteiramente ao serviço de Deus”, finalizou o Frei.
Ao final da celebração, Dom Walter Jorge anunciou a ida de Frei Manoedsono para a Paróquia São Joaquim e Sant’Ana, em Paulo Frontin, onde fará o Estágio Pastoral, acompanhado pelo pároco, padre Evaldo Karpinski.
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR
FOTOS