No dia 29 de maio, a Diocese de União da Vitória teve a alegria de ordenar mais um sacerdote para seu presbitério.
Diácono José Damião dos Santos Souza,33, que vinha exercendo o Diaconado na paróquia São Mateus, em São Mateus do Sul, foi ordenado padre na mesma paróquia pelas mãos de Dom Walter Jorge, bispo Diocesano de União da Vitória.
O Rito de Ordenação se deu na missa das 10h, respeitando as restrições de 25% da capacidade de fiéis, devido a Pandemia do Corona vírus. A celebração foi transmitida pelos canais de comunicação da Diocese, da paróquia São Mateus, e da paróquia Nossa Senhora Imperatriz dos Campos, de Tobias Barreto (SE), onde residem familiares do novo sacerdote.
Natural do Estado da Bahia, e criado em Tobias Barreto (SE), Damião chegou na Diocese em 2013, vindo com seminaristas da Diocese de Estância (SE), para estudar Filosofia em União da Vitória. Previsto para retornar para sua terra para fazer os estudos de Teologia, conversando com o bispo de sua Diocese, José Damião decidiu permanecer e morar no Estado do Paraná, tornando-se membro do clero da Diocese de União da Vitória.
Dos seus sete irmãos, Joenilda Bitencourt e Luzia Bitencourt vieram para sua ordenação manifestando alegria pela etapa de vida do Damião e por sentirem a ambiente acolhedor que o irmão sacerdote escolheu para viver. “Desde os nove anos ele desejou ser padre. É um orgulho, uma bênção de Deus. É uma pessoa muito amorosa e atenciosa. Achei lindo o gesto dele de ficar aqui. Eu vim na quinta-feira só e estou adorando o lugar. O pessoal aqui é muito agradável e ele já nos convidou para passarmos o Natal e Ano Novo aqui com ele”, partilhou Joenilda, irmã que cuidou do Damião após a morte da mãe. Também padres, padrinhos e amigos do neo-sacerdote vieram para a cerimônia.
Antes de ordenado diácono, no dia 05 de setembro de 2020, ainda como seminarista José Damião exerceu seu Estágio Pastoral na paróquia São Mateus, acompanhado pelo padre José Carlos, o qual destacou a espiritualidade presente em Damião. “O Damião tem uma espiritualidade incrível. Pude perceber que é uma pessoa que realmente reza e é muito atenciosa para com quem o procura. É um dia marcante para a caminhada da Diocese de União da Vitória, onde vamos ganhar mais um padre”, testemunhou o pároco da paróquia São Mateus.
Dom Walter Jorge, bispo ordenante, salientou na celebração os desafios que o novo padre enfrentou até chegar ao momento do sacerdócio e expressou sua alegria em poder ordená-lo, sendo ele o primeiro padre ordenado por Dom Walter Jorge. “Você fez um grande percurso para chegar até aqui e a Igreja o acompanhou no processo do discernimento. Hoje nos alegramos com seu sim a Deus. Sabemos de sua história de superação, de seu coração bondoso e sua espiritualidade. Saiba que pessoalmente eu estou muito feliz por tê-lo como participante do Ministério que o Senhor me confiou como bispo. Se esforce o quanto possa pela comunhão presbiteral, e continuando a fazer em memória de Jesus, aquilo que Ele mesmo fez na última Ceia – Fazei Isto, em memória de mim”, refletiu Dom Walter Jorge, na homilia da ordenação.
Em entrevista ao Site da Diocese, momentos antes da celebração Dom Walter Jorge comentou dos bons testemunhos que ouviu de leigos a respeito do novo padre, e falou ainda de sua nomeação para a paróquia do Perpétuo Socorro, em São Mateus do Sul. “Tenho ficado muito feliz pelos testemunhos que tenho ouvido. Ainda nesta semana foram pessoas na Cúria simplesmente para dizer da alegria de terem conhecido o Diácono Damião. O quanto ele se destaca por uma espiritualidade profunda, alegre, humilde e que arrasta as pessoas. Fico muito feliz que a primeira ordenação esteja sendo do Damião que traz estas características tão boas. Pensei junto com o Conselho que o nome do Damião seria bom para a Perpétuo Socorro, que é uma paróquia dinâmica, com uma vida pulsante e com uma evangelização exigente com a grande demanda criada pelos leigos”, explicou o bispo.
Ao final da celebração, o novo padre após os agradecimentos pediu orações ao povo.
“Rezem por mim. Hoje é um dia marcante para minha vida. Lembro do padre Mathias, um padre professor que dizia que após a ordenação devemos lembrar da perseverança. Por isso, rezem por mim e pelas vocações sacerdotais e religiosas. Muito obrigado e que Deus os abençoe”, externou o padre Damião.
Padre José Damião dos Santos Souza será apresentado na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em São Mateus do Sul, no dia 12 de junho, na missa das 19h. Atuando como vigário paroquial, padre Damião auxiliará o padre Iomar Otto, pároco, nos trabalhos pastorais da paróquia.
Dom Walter Jorge: O papel do padre no mundo atual:
Na mesma entrevista ao Site da Diocese, minutos antes da celebração, Dom Walter Jorge comentou do papel do padre no mundo atual e da indiferença religiosa, que segundo ele, citando algumas pesquisas, o desafio não está na mudança de religião, mas na indiferença da fé.
“O papel do padre nunca muda, ele é sacerdote na Pessoa do Cristo, continuando a obra do Cristo para todos os tempos, independentemente da situação de cada tempo. Essa missão é também de responder a uma necessidade específica de cada tempo. Então o sacerdote é o Ministro da esperança, da alegria do Evangelho, do conforto de saber que em Cristo tudo tem segurança, que Deus é sempre a resposta para todos os tempos e problemas. O sacerdote é também profeta porque ele vai dizer da necessidade de conversão. Quanto a crise vocacional sabemos que o que cresce mais, segundo os dados dos últimos Sensos é o indiferentismo religioso. Então o sacerdote tem essa missão, de primeiro, dar testemunho de vida”, comentou Dom Walter Jorge.
A primeira missa do novo sacerdote, padre José Damião, aconteceu no domingo, 30 de maio, às 9h, na matriz São Mateus, em São Mateus do Sul, igreja onde foi ordenado e atuou como seminarista estagiário e como diácono, e contou com presença de familiares, fiéis leigos da comunidade, cinco sacerdotes e um diácono.
GALERIA DE FOTOS
Veja mais Fotos Aqui
Reveja a Celebração AQUI
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR