Na noite desta quinta-feira, 27, membros da Pastoral da Comunicação de algumas paróquias da Diocese de União da Vitória participaram da formação Regional da Pastoral da Comunicação, promovida pela Pascom Regional Sul 2 da CNBB.
A reunião que aconteceu em Sala Virtual da Plataforma Zoom, e reuniu em torno de 350 membros da Pastoral da Comunicação de todo o Paraná, teve seu início com a apresentação de alguns exemplos de ações realizadas pela Pascom, em algumas paróquias do Paraná.
O convidado especial para a a formação que teve o foco em Como gerar engajamento nas Redes Sociais foi o Professor Renan Colombo, jornalista e professor, formado em Ciência Política, doutorando em Ciência da Informação, e com experiência de trabalhos de comunicação também realizados em alguns veículos de comunicação no Brasil.
Professor Renan trouxe aos pasconeiros e pasconeiras das Dioceses do Paraná, cinco pontos importantes a serem pensados antes de se gerar conteúdo na rede social da paróquia ou Diocese. Os cinco pontos abordados pelo professor foram: O que queremos?; Com quem conversamos?; Como nos expressamos?; O que comunicamos?; Como nos relacionamos?
Na sua fala, o palestrante convidou os pasconeiros e pasconeiras a pensarem se os conteúdos gerados na Rede Social das Paróquias estão ajudando as pessoas e gerando envolvimento na vida delas. “É importante sempre pensar o objetivo que você quer atingir no conteúdo e saber quem é o alvo do seu conteúdo; saber se o público ao qual você está querendo atingir está entendendo a linguagem usada. A ideia é criar um padrão de conversa com o público, para que ele se habitue à linguagem”, comentou professor Renan.
No final do encontro foi aberto espaço aos pasconeiros para tirarem dúvidas sobre o conteúdo abordado. Maurício, do Setor de Comunicação da Diocese perguntou sobre a ordem de importância em uma postagem entre o Site e Facebook. Para o professor a ordem vai depender da urgência e do objetivo. “Se for uma nota rápida e atualizada que vise atingir rapidamente a informação, é melhor colocar primeiro no Facebook. Do contrário, se se deseja remeter a pessoa para o Site, o facebook é uma ferramenta que servirá de vitrine para o Site”, respondeu o professor.
Ao final de sua colocação, professor Renan ainda disse de não se abandonar algumas formas tradicionais de comunicação como os jornais impressos. “É interessante fazer uma integração do impresso com a plataforma digital. Usar do digital para tornar conhecido o conteúdo do jornal”, fez a ressalva o professor.
O próximo encontro de formação pelo Regional, continuando a formação com o professor Renan, ficou marcado para o dia 17 de junho, às 20h. Junto com os mais de 300 pasconeiros presentes na formação desta quinta-feira, membros da Equipe do Regional, organizadores do Encontro: Antônio Kayser, Vanessa Paula, Tiago, padre Valdecir Bressani e dom Mário Spaki, bispo referencial, também marcaram presença na Sala Virtural.
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR”