O domingo do ‘Dia das Mães’, 09 de maio, foi uma data que fiéis de duas das paróquias da Diocese celebraram a acolhida de novos padres para os conduzirem na vida de fé.
Às 8h30, a paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de São Mateus do Sul, acolheu o padre Iomar Otto, que estava na paróquia Nossa Senhora de Fátima, em União da Vitória.
A celebração contou com a presença de Dom Walter Jorge, bispo diocesano, que deu a Posse ao novo pároco; do padre Mário Glaab, que estava como Vigário na Perpétuo Socorro; do padre José Carlos e do Diácono José Damião, ambos da Paróquia São Mateus; do Diácono Alisson Marlon, que trabalhará na paróquia São Mateus à partir de junho, e do Diácono Permanente Luiz Huk, da paróquia Perpétuo Socorro. Também o seminarista Diego Nakalski auxiliou na celebração.
O Rito de Posse se deu com a Leitura da Portaria de Nomeação; o Juramento do pároco e a Profissão de Fé diante do bispo; a Entrega das chaves da igreja e do sacrário; e a Leitura da Ata de Posse.
No contexto do Evangelho de João 15,9-17, Dom Walter Jorge dirigiu palavras ao novo pároco o motivando a assumir com amor a nova paróquia, no mesmo desprendimento que Jesus viveu. “Jesus não viveu de conforto, de segurança, de estabilidades. Ele viveu do se entregar. Quero agradecer pelo trabalho que você fez na paróquia de Fátima, mas agora no dia de sua Posse aqui, Jesus te fala do amor. E é assim que você deverá encarar a nova missão”, motivou dom Walter Jorge.
Se dirigindo aos fiéis, o bispo pediu que acolhecem com alegria o novo padre. “Acolham com alegria o padre Iomar; façam desta paróquia uma paróquia viva e dinâmica. Amor que não sai de si em direção ao outro, se perde”, disse o bispo.
Além dos fiéis da paróquia do Perpétuo Socorro, também amigos da paróquia Nossa Senhora de Fátima, vieram para a missa. Ao final da celebração, o senhor Edenir Borges dirigiu ao padre Iomar palavras de agradecimento e de bons trabalhos na nova missão. “Sentimos uma mistura de alegria e de tristeza. Tristeza por termos perdido sua pessoa e seu trabalho, não só na paróquia, mas em toda a comunidade de União da Vitória. Por outro lado feliz, por você estar nesta comunidade nova, na igreja do Perpétuo Socorro. Seja feliz aqui em São Mateus como sempre foi feliz em nossa comunidade de União da Vitória”, externou Borges.
Após a Leitura e assinatura da Ata de Posse pelo bispo, padres, membros do Conselho Paroquial e de Pastorais, padre Iomar dirigiu suas primeiras palavras ao seu novo rebanho, dizendo que assume a paróquia na disponibilidade da vontade de Deus expressa no voto de obediência. “Estou aqui por obediência e pela vontade de Deus para servir. Estamos à disposição onde Deus nos chama. E Deus tem seus propósitos. Se Ele nos colocou aqui foi da sua vontade, penso neste sentido. Se não, não tem sentido nosso trabalho, se Deus não está por traz de tudo em nossa caminhada”, testemunhou o padre.
Um dos testemunhos dados sobre o padre Iomar foi do padre Mário Glaab, Vigário Geral da Diocese. Padre Mário falou da amizade e da caminhada que teve junto com o padre Iomar na formação e no presbitério, e motivou os fiéis dizendo que terão crescimento com o trabalho do novo padre.
“Tanto eu como ele somos aqueles primeiros ordenados por Dom Walter Ebejer. Podem ter a certeza que a experiência e disposição dele vai ajudar muito a todos vocês. Espero que todos o acolham com muita alegria. Certamente vai ser uma nova página escrita na história desta paróquia, tendo o padre Iomar como pároco”, testemunhou padre Mário.
Posse do Padre Mário Glaab
Padre Mário Glaab, que participou da missa de Posse do padre Iomar na Perpétuo Socorro, onde estava também desde fevereiro deste ano com vigário paroquial, assumiu sua nova paróquia às 19h, em União da Vitória, a paróquia Nossa Senhora de Fátima.
Na celebração, que contou com presença do Diácono Alisson Marlon, fiéis da comunidade, religiosas da Congregação das Mensageiras do Amor Divino, Dom Walter Jorge apresentou o padre Mário à comunidade comentando de sua grande experiência de vida no Clero da Diocese. “Padre Mário já esteve aqui prestando esse importante serviço e exerceu diversas funções na Diocese, um homem com a vida dedicada ao Reino de Deus a muitos anos. Nós agradecemos sua presteza; confiamos a ele esta paróquia e desejamos que seja feliz seu pastoreio aqui. Ele faz parte das primeiras gerações de padres e, portanto, traz consigo uma grande experiência que pode ajudar em muito a paróquia”, comentou Dom Walter Jorge.
Também na homilia, antes do ato de Juramento e Profissão de Fé feito pelo padre, ao refletir sobre o amor de Deus pela humanidade, Dom Walter Jorge, pediu que o novo pároco se doe com amor pela nova comunidade. “Padre Mário, gaste sua vida por esta comunidade; conheça os casos que mais necessitem do amor do Senhor. O senhor seja o primeiro modelo deste amor fraterno, que reflete o amor do Cristo”, exortou o bispo ao novo pároco.
Ao final da celebração, lideranças e representantes da comunidade expressaram palavras de acolhida ao novo pároco. Marcos Leão relembrou à comunidade do tempo que padre Mário passou na paróquia, de 2001 a 2010 e também dos festejos de seu Jubileu de Prata no ano de 2009. Representantes da Catequese e de outras Pastorais também deram acolhida ao padre. “Se passaram mais ou menos dez anos de sua saída aqui da comunidade e em nome da Catequese e de todos os Movimentos e Pastorais de nossa paróquia nós o acolhemos com muita alegria novamente para darmos continuidade aos trabalhos, mesmo no contexto da pandemia”, falou um dos representantes.
Ao final da celebração, ao dirigir suas palavras aos presentes, padre Mário Glaab partilhou que os momentos de Posse são eventos únicos e bonitos, mas também por de trás destes eventos é importe ver a mão de Deus agindo. “Sem dúvida é um momento importante para o padre quando ele recebe uma nova missão. Desde o dia da ordenação o padre se coloca à disposição de Deus por meio do bispo. Mas esses momentos são únicos. Pela fé a gente percebe que Deus confia em nós, apesar de todas as fraquezas, de todas as limitações. As vezes temos algumas surpresas, mas em tudo isto também vemos a mãos de Deus”, partilhou ele.
Ao deixar uma mensagem aos seus novos paroquianos, padre Mário lembrou as palavras do Papa Francisco quando veio ao Brasil, comentando que seu desejo é também anunciar a Jesus Cristo.
“Então, da mesma forma, eu não tenho tantas qualidades, não tenho ouro e prata, mas quero junto com todos, experimentar esse amor, do qual o bispo falou tanto, no Evangelho, de Jesus Cristo entre nós. E para isto, como o Papa Francisco sempre faz, eu peço, rezem por mim. Eu quero estar junto, principalmente com os mais necessitados. Agradeço a presença de todos e a confiança que o bispo colocou em mim”, concluiu o novo pároco.
Antes da bênção final, motivados pelo bispo diocesano, todos se voltaram para a imagem de Nossa Senhora de Fátima, rezando também na intenção do ‘Dia das Mães’.
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR
Posse do Padre Iomar – Assista AQUI:
Posse do Padre Mário – Assista AQUI:
GALERIA DE FOTOS
POSSE DO PE. IOMAR OTTO.
Posse do Padre Mário Glaab