Neste domingo, 16 de maio, Festa Litúrgica da Ascensão do Senhor aos céus, a Igreja Católica celebra o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais, uma celebração instituída pelo Concilio Vaticano II, por meio do Decreto Inter Mirificat – Sobre os Meios de Comunicação Social – no §18/1491, promulgado pelo Papa Paulo VI, em 04 de Dezembro de 1963.
A partir deste Decreto, todo ano cada papa lança uma Mensagem para o Dia das Comunicações Sociais, sempre celebrado no Domingo que antecede a Festa de Pentecostes. A Mensagem dos Papas são publicadas no dia 24 de janeiro, quando se celebra a Memória de São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas, editores e escritores, e nascido em 21 de agosto de 1567, no castelo de Sales, em Saboia, atual Ródano-Alpes, na França. São Francisco de Sales morreu em 28 de dezembro de 1622 e foi canonizado em 1665.
A Mensagem dos Papas vem sempre carregada de um tema, que incentiva os comunicadores cristãos e pessoas de boa vontade a pensarem a comunicação em vista da Evangelização e da busca pelo bem comum, avaliando e questionando também se a evangelização está sendo efetiva e transformadora quando passada pelos meios de comunicação social.
Nesta ano, a Mensagem do Papa Francisco para a Dia, traz o tema: «“Vem e verás” (Jo 1, 46). Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são». Na Mensagem, Francisco questiona e motiva para que as construções de notícias passem pelo encontro com as pessoas: “A crise editorial corre o risco de levar a uma informação construída nas redações, diante do computador, nos terminais das agências, nas redes sociais, sem nunca sair à rua, sem «gastar a sola dos sapatos», sem encontrar pessoas para procurar histórias ou verificar com os próprios olhos determinadas situações”, diz o Pontífice na Mensagem.
Valorizando as ferramentas da Internet, Francisco também louva a prática da Evangelização pelos meios online. “A tecnologia digital dá-nos a possibilidade duma informação em primeira mão e rápida, por vezes muito útil; pensemos nas emergências em que as primeiras notícias e mesmo as primeiras informações de serviço às populações viajam precisamente na web. É um instrumento formidável, que nos responsabiliza a todos como utentes e desfrutadores”, comenta o Papa.
Acesse Aqui a Mensagem na íntegra
Também a Diocese de União da Vitória vem desenvolvendo e ampliando suas atividade comunicativas, usando de instrumentos de comunicação na evangelização e incentivando seus fiéis a serem comunicativos na Evangelização, pelo testemunho de vida e também se apropriando de ferramentas da tecnologia para que a evangelização chegue mais longe e com mais qualidade.
O trabalho da Pastoral da Comunicação (Pascom), com lideranças atuando em algumas paróquias é um serviço pastoral que vem sendo desenvolvido desde o ano passado, quando da implantação da Pascom na Diocese. (Reveja a matéria aqui).
Neste sábado, 15 de maio, motivados pelo padre João Francisco Siecklicki, pároco e coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, a Paróquia São Carlos Borromeu, de Paula Freitas, estará implantando a Pascom paroquial na missa das 19h na Matriz. No domingo, 16 de maio, a paróquia São José, de Antônio Olinto também estará criando a Pastoral da Comunicação. Motivados pelo padre Emerson Gonçalves de Toledo, pároco, e coordenados pelo seminarista estagiário Douglas Ribasz, um grupo de pasconeiros e pasconeiras iniciarão a Pastoral na paróquia, que será instituída na celebração da missa das 9h.
Também em sintonia com este final de semana, em que se comemora o Dia Mundial das Comunicações Sociais, a Diocese de União da Vitória festeja os 63 anos do seu Jornal Diocesano, Estrela Matutina, que teve sua primeira edição em 15 de maio de 1958, tendo seu início como Informativo Paroquial da igreja Sagrado Coração de Jesus, de União da Vitória, hoje igreja Catedral, e que depois de 1977, com a Instalação da Diocese de União da Vitória, passou a ser um Jornal Diocesano, crescendo em número de tiragem, aperfeiçoando seu layout e registrando a história da caminhada da Diocese. (Veja aqui nossas Edições).
O Estrela Matutina foi fundado pelo Doutor Mário José Mayer (in memorian) e Ulysses Antônio Sebben, hoje Diácono Permanente da Diocese, com 88 anos, os quais na época eram membros da Congregação Mariana Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e São José, a qual atuava em trabalhos na Matriz Sagrado Coração de Jesus. A origem do nome Estrela Matutina foi uma inspiração de um dos títulos dados à Nossa Senhora na Ladainha: Stella Matutina – Estrela da Manhã, como aquela que guia, que se apresenta como Norte para os caminheiros. Assim, o Estrela Matutina vem até hoje cumprindo seu papal de guiar leitores e fiéis na caminhada da fé, com informações e textos formativos, atingindo hoje 13 cidades da Diocese, 25 paróquias, e mais de 400 comunidades.
Inspirados no ‘Sim’ de Maria a contribuir com a História da Salvação, queremos também anunciar Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, no testemunho de uma vida em sintonia com a proposta do Reino. Que por intercessão de Nossa Senhora da Comunicação, pasconeiros e pasconeiras vivam sempre dispostos e entusiasmados a evangelizar sua comunidade, família, trabalho e o mundo, com a vida e com as ferramentas da comunicação.
Conheça abaixo a História de Nossa Senhora da Comunicação.
Durante a Primeira Guerra Mundial, uma bomba atingiu, em Albert (Somme, França), a imponente Basílica de Nossa Senhora de Berbières, a qual possui no cume de sua torre de 62 metros a dourada imagem de Maria apresentando o Menino Jesus, obra do artista francês Albert Roze. No trágico ocorrido, a basílica fora destruída, mas a imagem manteve-se no mesmo lugar, calcada sob os abalados alicerces da igreja destruída, num equilíbrio muito tênue e à beira de despencar. Após a Guerra a basílica foi reconstruída e uma réplica de belíssima imagem foi reposta no alto da torre.
No Brasil, a imagem tornou-se conhecida a partir de uma réplica doada aos salesianos de Itatiaia, em Minas Gerais, que nomearam a imagem francesa de “Nossa Senhora da Comunicação”. Sobre isto, vemos um artigo na página da Diocese de Münster, na Alemanha, assinado por um jornalista com as iniciais “GM”, que relata o seu encontro com esta imagem:
“Vi a pequena estátua de Nossa Senhora na capela dos salesianos, em Itatiaia, não longe da cidade brasileira de Belo Horizonte, e lembrei-me de Novalis: “vejo-te, Maria, representada com carinho em imagens mil…” Aqui, no Centro de Produção de Filmes e Vídeos destes religiosos italianos e brasileiros, vi uma nova imagem de Maria: a Mãe da Comunicação. Estranho e surpreendente pelo menos para quem associa o conceito ‘comunicação’ com o processo técnico de veiculação de notícias.
E, no entanto, conforme me disse Pe. Antônio Pacheco de Paula, em última análise, Maria nos transmitiu a notícia mais significativa, a mensagem mais importante para nossa vida: Jesus. E já que nós, jornalistas, por profissão, nos ocupamos principalmente com veiculação de notícias e mensagens, não é tão estranho que a gente se considere, por assim dizer, colega de Maria. Ela proporcionou a nós, humanos, a melhor notícia, o ‘furo’ sem igual: Cristo está sempre junto de vocês, não precisam ter medo, Ele está a seu lado. Por isso, como mostra nossa reprodução gráfica, Maria levanta bem alto o menino Jesus, à maneira de um cabeçalho: a manchete de nossa vida!
Quando meus amigos brasileiros me disseram que Maria é para eles a mais estimada colega, por ter veiculado a matéria mais interessante e profunda para a nossa vida, devo confessar que, num primeiro instante fiquei em silêncio. Mentalmente, fiz uma revisão: para mim, quem era Maria? Um idílio, “uma balada”, certo encanto religioso, que leva a fazer uns versos?
Aqui, junto dos salesianos brasileiros, vivenciei Maria numa nova imagem jornalística: ela nos proporcionou a manchete para a nossa vida, aqui, acima de mim, lhes mostro Jesus. Eu lhes consigo acesso a Ele. Eu lhes sirvo de agência e advogada, e lhes abro o caminho para meu Filho. O que Ele lhes disser é exclusivo, único para cada um de vocês…
Aí entendi os salesianos de Itatiaia: compreendi porque, na qualidade de publicitários de Nossa Senhora, lhe dedicaram na capela uma imagem com o título de Nossa Senhora da Comunicação”.
Posteriormente, a Imagem foi ganhando conhecimento dos fiéis, até que o artista italiano, residente em Belo Horizonte, Gianfanco Cerri, produziu uma réplica que foi colocada no Instituto de Comunicação Social da Pontifício Universidade Salesiana, em Roma.
Através desta devoção, iniciada pelos salesianos de Minas Gerais, a imagem de Nossa Senhora da Comunicação foi conquistando o coração de tantos fiéis que trabalham na comunicação das paróquias e comunidades do Brasil, de forma que hoje ela é conhecida como a padroeira da Pastoral da Comunicação, justamente por nos apresentar aquele que é o centro e o sentido de toda ação pastoral que realizamos: Jesus, o Verbo Encarnado.
Nossa Senhora da Comunicação é celebrada no dia 18 de Maio.
Artigo de: Gustavo Rigueira Fonte: https://www.pascom.org.br/nossa-senhora-da-comunicacao-um-pouco-de-sua-historia.html
Oração a Nossa Senhora da Comunicação
Virgem Santa da Comunicação
Vós que acolhestes o verbo
e o apresentastes ao mundo
pela divina maternidade;
ajudai-nos a nos comunicarmos e
mostrarmos o rosto de Jesus para todos .
Faze-nos usar de todos os meios disponíveis
para anunciarmos o amor de Deus
e denunciarmos tudo que seja motivo de morte.
Que a tecnologia, com seus avanços,
seja sempre instrumento de comunicação
para a promoção da vida.
Que os agentes da comunicação
sejam amantes da verdade
em favor do bem comum, incentivando a fraternidade
e a solidariedade entre os povos.
Ó Maria da Comunicação, intercedei por todos nós
que queremos comunicar ao mundo
o vosso Filho e Senhor nosso,
Jesus Cristo. Amém.
Nossa Senhora da Comunicação,
Rogai por nós!
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Postagem: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR