NA PAUTA: A CATEQUESE COM OS ADULTOS
O tema da catequese em geral, é sempre instigante na Igreja. Compreender o seu significado dentro da ação evangelizadora, destacar os seus objetivos, apontar as suas possibilidades metodológicas, identificar os seus responsáveis e os seus interlocutores, definir os seus conteúdos e fontes, enfim, a lista de possibilidades de discussão poderiam se estender por longas e densas linhas.
Ora, um dos temas que tem voltado à pauta de muitos encontros, reuniões, assembleias, conferências, estudos, formações específicas e permanentes, planejamentos pastorais, documentos eclesiais e artigos, é o tema da catequese com os adultos.
NÃO SÓ AS CRIANÇAS, MAS TAMBÉM OS ADULTOS. UM PEDIDO DO VATICANO II
Desde que o Concílio Vaticano II decidiu pela retomada do chamado catecumenato, ou seja, aquela instituição eclesial surgida e vivida nos primeiros séculos do Cristianismo e que visava formar os catecúmenos (aqueles que se preparavam para receber o batismo) que atraídos pela fé cristã testemunhada pela comunidade de fé, desejavam abraçá-la e vivê-la mesmo que isso lhe custasse a vida (obs: nos artigos seguintes iremos abordar especificamente o tema do Catecumenato), falar da catequese com adultos se trata de uma urgência e um desafio para nossa evangelização.
Recordemos aqui que o Concílio Vaticano II (1962-1965) recomendou oficialmente em alguns de seus documentos, a restauração adaptada do Catecumenato (Sobre a Liturgia: Sacrossanctum Concilium: n. 64.65) e apresentou os seus traços característicos (Sobre as Missões: Ad Gentes: n. 14). Além disso, prescreve a elaboração de um diretório de formação catequética (Sobre os Bispos: Christus Dominus: n. 44). Compreendeu-se já naquele momento a necessidade de uma dedicação da catequese não apenas com as crianças como a séculos a Igreja vinha experienciando em suas práticas. Notou-se que muitos adultos não concluíram o processo de Iniciação à Vida Cristã, faltando-lhes algum dos sacramentos, e outros até mesmo não receberam nenhum destes sacramentos.
Mas, para além desse quadro de incompletude da Iniciação sacramental à Vida Cristã de muitos adultos, há que se ter presente uma outra realidade mais desafiadora ainda: os outros tantos que receberam os sacramentos, e, no entanto, não vivem como convertidos cristãos, isto é, foram sacramentados mas não evangelizados.
ADULTOS DESEJANDO SACRAMENTOS E VIDA CRISTÃ CATIVANTE, O QUE FAZER?
Diante dessas várias frentes de realidade, a Igreja passou então a ocupar-se e desenvolver conteúdos e práticas que pudessem dar conta dessa demanda urgente e desafiadora deste universo adulto que todos os dias bate à nossa porta em nossas comunidades em busca de uma solução de suas necessidades específicas que surgem muitas vezes por motivos questionáveis como: o apadrinhamento de afilhados, a recepção do sacramento do matrimônio, o exercício de ministérios leigos nas comunidades e assim por diante. Existem outros, porém, que nos procuram porque de alguma forma sentem-se inquietos ou insatisfeitos com sua lânguida e morna vida cristã, incapaz de cativá-la à maneira como Cristo transformava a todos aqueles que encontrava em seu caminho. Se no início do Cristianismo se batizava o convertido, hoje precisa-se converter o batizado.
A DIOCESE DE UNIÃO DA VITÓRIA PRETENTE TRILHAR UM CAMINHO
Enfim, dos poucos elementos que apontamos neste primeiro artigo de uma série deles como se pretende doravante desenvolver e aqui publicar, já se pode notar a relevância do tema da Catequese com os Adultos e do quão necessário seja que todos nós conheçamos os seus caminhos e formas a fim de empreendermos em nossa Diocese um trabalho com maior eficácia, unidade e segurança e sobretudo, que promova e garanta um verdadeiro encontro vivo com Nosso Senhor Jesus Cristo, de onde se inicia todo processo verdadeiro de Iniciação à Vida Cristã.
Pe. Sidnei Reitz
Assessor da Catequese
Diocese de União da Vitória.